inside trading

Num país sério e onde as estatísticas não servem para manipular a opinião pública, esta notícia devia ser objecto de investigação judicial pela autoridades responsáveis.

O Produto Interno Bruto português no segundo trimestre deste ano cresceu 0,5% em termos homólogos, apresentando uma evolução positiva de 1% face aos primeiros três meses deste ano, apurou o Jornal de Negócios Online. O crescimento de 0,5% compara com o segundo trimestre do ano passado, que foi o melhor de 2004, devido ao efeito do Euro 2004.

A melhoria da economia no segundo trimestre deste ano ficou a dever-se ao crescimento das exportações de bens e serviços, apesar de o investimento ter registado uma quebra. O Instituto Nacional de Estatística divulga os dados das Contas Nacionais do segundo trimestre hoje às 15h00.

Negócios.pt

Não há país nenhum do mundo que admita este tipo de fugas de informação por parte do seu instituto nacional de estatísticas. E levaria à demissão do seu maior responsável. Mas como em Portugal o crime compensa, os investidores nacionais têm que descontar o terceiro-mundismo português.

publicado aqui

e daqui...
Para concluir este assunto curioso convém analisar os dados do Comércio Externo divulgados ontem pelo próprio INE. Segundos os dados publicados ontem, as exportações portuguesas subiram cerca de 1,77% no primeiro trimestre. E apenas 0,78% no segundo trimestre. O que contradiz os dados de hoje:
Relativamente ao 1º trimestre de 2005, o PIB aumentou 1,0% em volume, em virtude do crescimento das Exportações de Bens e Serviços.

E com isto fecho a minha estupefacção em relação ao estrondoso crescimento económico anunciado, porque em termos anualizados este foi de cerca de 4%. Invejável. Nem a Espanha conseguiu melhor!

Publicado por Manuel 18:55:00  

7 Comments:

  1. Anónimo said...
    Não há inside traiding nenhum nem nada para criticar. A notícia é clara e não deixa outra interpretetação.

    Com as reformas profundas em andamento e outras que se anunciam, o país só pode ir para a frente. O empresariado começa a acreditar que com este governo Portugal vai dar a volta.

    Veja-se o caso de Troia. Foi preciso este governo para este projecto ir para a frente e arrancar defintivamente. Embora já no tempo de Guterres tenha levado um empurrão, era Augusto Mateus o ministro. Depois ficou tudo parado no governo do PSD/PP.

    Veja-se o caso da Solvay, foi preciso este governo para trazer para cá um serviço de alta qualidade que vai empregar centenas de licenciados, quando havia mais 96 cidades no mundo a disputarem a preferência.

    Lembram-se de Sócrates ter disputado a realização do Euro2004? Foi ele e Portugal que ganharam, não foi? Um evento que prestigiou Portugal e criou riqueza, ao contrário do que dizem alguns analfabetos em economia.

    É o que dá fazer o trabalho de casa e não andar entretido em negociatas, como faziam alguns ministros do anterior governo.

    Portugal tem futuro. Desde que não se entrege o poder a negociantes de negociatas encapotados de políticos.
    Anónimo said...
    Anonymous diz, 8:12 PM ,

    diga-me lá o senhor ganha à hora ou é ao post publicado !?
    Anónimo said...
    Ao fim de semana ganho à hora
    à semana ganho à peça.
    Que é que quer? A vida está má!
    Anónimo said...
    Eu ando com vontade comprar umas acções de uma marca conhecida de máquinas de calcular. Depois faço uma publicidade enorme para que os políticos e os pseudo-economicistas deste país as comprem, ou melhor as sejam obrigados a comprar quando começarem a frequentar as mesmas aulas de matemática que agora querem impingir aos professores...
    Um abraço.
    Anónimo said...
    Álguém meteu a pata na poça. A não ser que tenha havido uma recessão é impossível ter crescido 0,5% em relação ao ano passado e ter crescido 1% em relação ao primeiro trimestre deste ano...

    lucklucky
    Rui MCB said...
    No 3º e 4º trimestres de 2004 tivemos taxas de variação em cadeia negativas (a tal recessão), ou seja, caro Lucklucky, ninguém meteu pata em poça nenhuma. Pelo menos esse alguém implícito no teu comentário.
    Anónimo said...
    RuiMCB não é isso que vem no boletim do INE. A taxa de variação homóloga é positiva para todos os trimestres de 2004.

    Nota: a minha implicação era do tipo asneira ("gralha") made in Banco de Portugal, e não alguém em particular.

    lucklucky

Post a Comment