A cópia do dia
sábado, setembro 10, 2005
Prosa muito interessante, no blog anónimo, Jumento. Com a vénia devida, transcreve-se o postal "Boa gente" que tem foto a condizer...
Os senhores da foto são dois conhecidos banqueiros cá da praça, um veio de Aveiro e o outro de Coimbra, um não sei o que era, do outro diz-se que era um modesto advogado de Coimbra. Ambos chegaram a Lisboa pela mão de Cavaco Silva.
Ambos foram peças importantes do cavaquismo, um era secretário de estado do orçamento e acumulava a pasta dos dinheiros do Estado com a mesma pasta no partido, o outro era secretário-geral do partido. Um partiu discretamente para uma instituição europeia, o outro chegou a ministro e não se conteve, foi logo telefonar ao papá.
De um dizia-se que fazia perseguições fiscais e ficou famoso o caso de Nobre Guedes, do outro pouco se sabia, ou um outro caso com um adversário político de Aveiro.
Ambos voltaram a encontrar-se no BPN na função de banqueiros, controlando dezenas de empresas em todo o país e nos mais variados sectores; um continua na penumbra, o outro ainda manda no PSD.
Mas são bons rapazes e até o Jorge Coelho diz maravilhas de Dias Loureiro, um dos seus maiores amigos informava-nos ainda na semana passada na revista Sábado, e nem são sectários pois dão emprego a muita gente que não partilham das suas opções políticas, como é o caso do Dr. Guilherme Valdemar Pereira de Oliveira Martins que desempenha as funções de vogal do conselho geral de um dos bancos do grupo, o Banco Efisa.
Tudo bons rapazes, aliás, modelos de cavaquismo.
Há por aí uns bloggers renomados apostados em liderar uma caça às brux.. .perdão, a umas listas genealógicas e a certas nomeações avulsas ao longo dos anos nas estuturas partidárias e políticas.
Desejo-lhes bom e profícuo trabalho. Mas acho que não precisam de se preocupar muito com isso. Bastar-lhes-ia analisar o percurso desses dois ou três génios da nossa portugalidade recente (mencionados no Jumento), para conseguirem resultados. E tinham muito menos trabalho... vontade é que já duvido.
Publicado por josé 18:18:00
5 Comments:
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Depois: "... desses dois ou três génios ...". Aqui perdoa-me a minha incapacidade de interpretação. O pronome "desses" refere-se a Paulo Gorjão e a Pacheco pereira ou aos personagens mencionados no texto que citaste?
Abraço
Pedro Gil
O Jumento não é anónimo. É animado pelo Roncinante que carregou durante muitas páginas esse bravo cavaleiro de todos conhecido que se chama el señor D. Quijote de la Mancha.
Ou seria este já um descendente do Rocinante original e agora carrega o fardo pesado de nos fazer pensar em coisas sérias?!
Quanto aos dois ou três génios, pareceu-me explícito o nome deles ( et pour cause).Não são os bloggers renomados, pobres deles! São os verdadeiros génios que transformam em ouro tudo aquilo em que tocam. Uns pequenos midas que descobriram o segredo alquímico, procurado por muitos e muitos ao longo dos séculos.
Mas já que não atinaste bem, aqui ficam:
Dias Loureiro; José Oliveira Costa e ...Jorge Coelho!
Abraço retribuido
Abraço
Pedro Gil
PS: Mais uma vez, mea culpa pela minha ignorância.
PS2: Claro que o Jumento é anónimo mas a maior parte dos colaboradores deste blogue tb são. Só isso.