Anónimos úteis

Apesar de haver jornalistas que execram anónimos, a verdade é que não podem passar sem eles!

Senão, vejamos. Os dois últimos números do Público, de ontem e de hoje, trazem algumas notícias interessantes sobre o contributo anónimo para a informação.

Público de Sexta-feira, 9.9.2005

Pág.10. Notícia sobre “Soares distancia-se da campanha autárquica do PS- Ana Sá Lopes.
Referem-se informações dos “seus mais próximos apoiantes, sem se identificarem minimamente, como dizendo que a campanha será “muito difícil” repetindo-se ao longo do artigo mais aspas a informar o carácter alheio e anónimo das informações.

Pág. 13. Notícia sobre PS- Felgueiras - José Augusto Moreira.

Depois de referir genericamente “Os socialistas de Flegueiras não se conformam com a decisão do tribunal local”, aponta ao longo do artigo em duas colunas, opiniões avulsas “dos contestatários” sendo certo que a esmagadora maioria deles é anómima, sem grandes possibilidades de identificação.

No panegírico à nova Tróia, a pág. 22, além de se omitir a fraudezita mediática e anedótica, com que o sr. Engº fez de conta que deitava abaixo as torres, mencionam-se “ambientalistas presentes”, mas ficam no anonimato.

Na secção Público Local, então, os anónimos atacam em força e jeito, na arte de entregar notícias sobre casos da vida real. Menciona-se a apreensão de 59 notas falsas e uma pessoa detida. A informação é dada por “fonte policial”, anónima evidentemente. Pode dizer-se que é uma pequena notícia toda ela provinda de uma fonte anónima e de natureza policial. Estas fontes policiais, são aparentemente um maná, para a informação sobre assuntos judiciários. Na página 51 do Local, dá-se conta de outra detenção. Desta vez, um assaltante de banco, em Chaves. A fonte da notícia? “ Uma fonte do Comando da PSP de Chaves.

A fls.31. na secção de Economia, em artigo assinado por Anabela Campos, diz-se que Carlos Tavares, em Bruxelas, deixou a impressão de “não se ter integrado totalmente na lógica de funcionamento da instituição comunitária”. Quem o diz?! Mistério anónimo, atribuido a “pessoas que foram trabalhando com o ex-ministro da Economia. Claro, que estas pessoas estariam disposta a dar a cara pelo testemunho

No Público de hoje, a fls. 20 a inevitável Tânia Laranjo cita mais uma vez fonte anónima da PJ para noticiar o transporte de explosivos que desrespeita normas de segurança.” A citação tem honras de referência a “um responsável máximo da instituição”, mas não se diz quem é. Fonte anónima, portanto. A fls.22, um agente policial que não quis identificar-se, relatou à agência Lusa”algo sobre um colega que deu tiros para o ar, na parada!

Felizmente para este jornal – e para todos nós que o lemos, diga-se também - a fls.29, dá-se conta de informações veiculadas pela Sonae SGPS, também sem identificação da fonte concreta a não ser “o grupo da Maia”, de que os lucros da empresa no primeiro semestre deste ano, triplicaram, para 165 milhões de euros!

Vão tendo sortecom ajuda anónima.

Publicado por josé 17:45:00  

5 Comments:

  1. Anónimo said...
    Los anónimos, siempre que no contengan injurias o calumnias son "porreiros"...Firmado : Anónimo. El autor de "El lazarillo de Tormes" es Anónimo.
    Piotr Kropotkine said...
    mas tá mal pá tá mal ...de agora em diante terá de ser sempre assim:

    " Exmo Senhor Procurador do Tribunal Perto da Minha Casa

    Caro Senhor Procurador, faço nota a Vexa, o inconveniente de ter mesmo em frente à minha residência (Na Rua da Lava Pés lote 44, 5678-890 Arcozelos do Centro) uma residência (na Rua do Lava Pés lote 53) que serve de guarida a umas pessoas que se dedicam, sem margem para dúvidas (como pode ver em anexo dezenas de ficheiros mpeg e jpg comprovativos dos ilicitos criminais que ali decorrem) ao tráfico de substâncias alteradoras de estados de consciência (vulgo Droga). Trata-se de um rede já de dimensão considerável que muito prejudica a minha vida e a da minha família bem como o bom nome da região, a economia do país e o futuro da nossa sociedade em geral.

    Sem Outro assunto
    (assinatura reconhecida pelo 12 Cartório Notarial do Alvito)
    Hermengardo Hermenegildo Suicida Paiva
    (seguem dez números de cartões diversos identificadores do cidadão)

    PS: aproveito ainda para comunicar os meus horários e agendas nos próximos dois meses bem como o facto de que de ora em diante circulo com um alvo desenhado na testa"
    Anónimo said...
    Bairro de Lavapiés en Madrid, España...Bairro "porreiro" ?
    Anónimo said...
    Habitantes de Chaves = Gajos porreiros.
    Anónimo said...
    O anonimato tem dias e tipos: é mau nos dias pares e ímpares dos meios concorrentes e legítimo nos nossos...

Post a Comment