uma chico-espertice como outra qualquer

Desta vez não se trata de uma reforma, e que se saiba um subsídio destes não é um direito adquirido (vitaliciamente) ou é ?


Teixeira dos Santos vive em Lisboa mas tem residência no Porto
Contribuintes pagam 1.300 euros/mês de alojamento ao ministro das Finanças

O ministro das Finanças, Teixeira dos Santos, recebe um subsídio de alojamento mensal de 1.304 euros (mais de 260 contos) por ter residência a mais de 100 quilómetros do Terreio do Paço. Um despacho assinado por José Sócrates e publicado ontem em Diário da República dá assim ao ministro o máximo da ajuda permitida por lei.

São cerca de 1.300 euros por mês o montante atribuído para alojamento a Teixeira dos Santos que, apesar de estar a trabalhar em Lisboa há dez anos, continua a morar no Porto. O «Correio da Manhã» fez as contas e diz que são, nada mais, nada menos, do que 43,48 euros por dia, correspondentes a 75% do valor das ajudas de custo estabelecidas para os vencimentos superiores ao índice 405 da função pública (cerca de 57,98 euros).

Obviamente não se demite. Obviamente (?!) ainda ninguém pediu a sua demissão.

Publicado por Manuel 13:27:00  

14 Comments:

  1. Anónimo said...
    A acrescentar ao esquecimento de declaração de renda, ganhando, como, vicegovernador do Banco de
    Portugal, mas dirigindo a bolsa,
    agora verifica-se que vai para 10 anos a receber subsidio de deslocação, porque vive no Porto!
    Será que o indicado e este governo, acha que isto são atitudes
    anti fascistas, de esquerda, socialistas, ou não passa de um bando de aldranões que tomaram conta do governo?
    Sim , porque já veio um ministro de estado à Sica a defender que o homem não tinha que entregar declaração de rendimento (idiota)
    no dia a seguir foi desmentido na Sic por um professor de direito que o desmentiu do principio ao fim!
    Quem è afinal burro? o Zé?
    Anónimo said...
    Nao entendo como pensam que as pessoas aceitem perdas de regalias na funçao publica se até os ministros recebem subsidios destes.´
    E said...
    Ou comem todos...

    Pois é, triste país.
    josé said...
    O subsídio de renda de casa ou no caso, compensação pela ausência de residência, mais não é do que uma forma encapotada de compor o vencimento pindérico dos ministros em comparação com outros profissionais.
    Esse ministro ganhava muito mais onde estava, por obra e graça das suas enormes capacidades...políticas e adveninte das amizades certas.
    Muitos outros compõem o ramalhete com acumulações de ordenados, como é o caso dos professores de cátedra segura. Basta consultar a lista dos corpos docentes das variadíssimas universidades que pululam pelas cidades importantes do país.
    Se isso não chegar parfa contentar todos os apaiguados que não conseguem chegar à panela que assegura os 2 mil a 3 mil contos por mês de que precisam todos esses indivíduos de há uns anitos para cá- desde o tempo de Cavaco Silva, para ser mais preciso, então há os insitutos públicos, os hospitais, as empresas públicas, e as mais diversas mordomias.
    Vejam o caso daquela senhora inefavelmente chamada Elisa: foi para adida cultural(!!!) em Londres. Habilitações?! Era amiga de Martins da Cruz! E chega.
    Anónimo said...
    Anonymous diz, 2:05 PM

    Não foi bem assim.

    O que o fulano disse é que ele como não tinha aumentado de património em meia dúzia de anos não precisava de entregar a tal declaração.

    Agora um Ministro dos Dinheiros que nada enriquece em tanto tempo, como é que vai enriquecer o país?
    Anónimo said...
    José:

    A Dra. Domingues tem muitas qualidades a mioria delas discretamente escondidas.

    O único defeito é o nariz que magoa um bocadinho, quando ela não está com aquela doença de cansaço que só dava em Lisboa ou Abrantes ou na Retepe.
    Anónimo said...
    Este Manuel fede que trezanda.
    Anónimo said...
    O Manuel limita-se a denunciar as situações e a não compactuar com a podridão que se vai escondendo por detrás deste (des)governo. Como é que alguém que mora há 10 anos em Lisboa tem um subsídio de residência por morar no ...Porto? Se não fosse triste, era anedótico.
    Anónimo said...
    Abaixo de qualquer nível
    O novo Ministro das Finanças -- que, recorde-se, passou a ganhar como ministro um terço do que ganhava como presidente da CMVM e que não acumula com nenhuma pensão ganha à pressa no Banco de Portugal... - está a ser mesquinhamente criticado por receber um subsídio de alojamento em Lisboa, como é direito seu, visto que reside com a família no Porto.
    Por vezes, pode haver muita falta de nível no combate político!

    Adenda
    O mal é haver, por excepção, uns ministros vindos de fora de Lisboa e arredores. Só trazem mais despesa. Um Governo 100% lisboeta era mais barato. Sócrates deveria pensar nisso...
    http://causa-nossa.blogspot.com/
    Eu acrescento, este Manuel que mostre o que ganha. Para o tempo que passa na net alguém está a pagar...
    Será o contribuinte...
    O serviço vai esperando...

    cadsf@sapo.pt
    Anónimo said...
    Teixeira dos Santos: the dog is watching you

    Eis um bom exemplo de como se publica uma não notícia cujo propósito não é informar, mas pura e simplesmente desencadear os sentimentos mais primitivos entre os leitores (repare-se nos comentários). Mereceu título a toda a primeira página de um dos diários mais lidos em Portugal.

    [Actualização] Como seria de esperar, o tema foi apanhado aqui. O mesmo já não aconteceu com a notícia da primeira página de O Independente. Neste caso o silêncio é de ouro.
    Anónimo said...
    Não me admira as justificações do Vital e afins. Afinal de contas o ministro é um pobre sacrificado. Os funcionários públicos é que são uns privilegiados, como os professores que têm que pagar do seu fabuloso salário de 1200 euros os custos de alojamento e deslocação sempre que, todos os anos, mudam de escola (e de concelho).

    José Manuel
    Anónimo said...
    O Anonymous das 7:31 PM e Anonymous das 9:47 PM Lamentávelmente ainda não percebeu o que é a democracia, mas isso é um dos problemas do nosso System educativo actual.
    Ainda não percebeu que uma das formas de manipular as massas é dar-lhes uma educação rasca. Só que desconhecem que o Povo pode ter uma educação defeciente mas não é parvo, como desconhecem
    "Tantas vezes vai o cântaro à fonte que um dia parte"
    "Apanha-se mais depressa um mentiroso que um coxo", quer mais?
    um dia partem a tola.
    E é este System que nos dá este tipo de Anonymous.
    Como já alguém disse neste blogue, os políticos estão mal pagos e deveriam sê-lo em conformidade com as suas responsabilidades e comptência e não a arranjar subterfúgios (?) esguios para meter mais alguns cobres no bolso.
    Prece que já chegamos ao Brasil!
    Anónimo said...
    Mas conhecem alguém bem pago neste país?
    Pelos vistos devem ser apenas os trabalhadores indiferenciados e os idosos que auferem pensões minimas.

    José Manuel
    Adkalendas said...
    Tanta...nem sei o que lhe chamar...
    Então uma pessoa que vive no Porto, que não quer comprar casa em Lisboa, agora é "Obrigado" a comprá-la?
    Isso não faz sentido nenhum. Para um cargo da importância desta, não me choca nada o subsídio de alojamento, ou que o estado ceda uma casa, temporariamente.
    A notícia do COrreio da Manhã é uma vergonha, e os comentários seguem essa vergonha. Basta ver o caso francês, tb. no Correio da Manhã, que não tem nada a ver com o do ministro português.
    Tanta estupidez...ou ignorância? ou as duas... ou é só mesmo maldizer?

Post a Comment