melhor é impossível

João,

Num plano meramente prático, o tom e o teor da decisão anunciada hoje por Manuel Alegre são óptimas notícias para Cavaco Silva. Do filme Soares sai não só indelevelmente manchado (a recandidatura de Mário Soares “não é saudável para a República” afirmou Alegre...) como uma certa margem de eleitorado descontente, romântico mas com o coração à esquerda, acabará, desencantado, ou por ficar em casa, ou por se virar para a candidatura do BE, impelindo-a porventura, se a derrota de Soares se tornar antecipadamente excessivamente óbvia, a ir até ao fim [ou, mais improvável, a BE e PCP abdicarem em favor de uma candidatura de Alegre, que representaria a esquerda pura, face à manifesta impotência de Soares], e até, alguns, por se virarem para um Cavaco, convenientemente distanciado do PSD. Quanto a Sócrates ainda tem que ficar grato por Alegre não lhe rachar o PS... por agora.

Publicado por Manuel 20:53:00  

14 Comments:

  1. Anónimo said...
    Está a ver a coisa ao contrário. Com a desistência de Manuel Alegre a candidatura de Mários Soares vai congregar toda a esquerda e direita moderada à volta dele, na primeira ou na segunda volta. Por isso foi uma má notícia para Cavaco Silva, que deve ter rezado para que Alegre avançasse.
    Anónimo said...
    CR eu não estou a defender Mário Soares, apenas digo que foi má notícia para Cavaco Silva a desistência de Alegre.

    "Depois de tudo isto Alegre conclui que mais importante do que revitalizar a sociedade, etc......., importa não ser o responsável por dividir a esquerda e o seu partido!?!?!?!?!?!?!?!?"

    Tem aqui a prova da má notícia para Cavaco Silva, e é você que o diz, confirmando o raciocínio de Alegre.
    Isto não quer dizer que Soares vá ganhar, mas objectivamente a desistência de Alegre foi de facto uma má notícia para Cavaco Silva, em minha opinião.
    António Viriato said...
    A pífia conclusão do discurso de Alegre, com alguns bons apontamentos pelo meio, significa o seu fim político definitivo, ponto final da rábula da «candidatura de esquerda». Entre ser fiel à sua consciência de cidadão patriota, preocupado com o rumo do presente regime, ou solidário com a sua confraria partidária, Alegre fez a sua opção por esta última. Já o mesmo faziam os políticos da chamada 1ª república. E assim, de confraria repetidamente consolidada, lá foram continuamente delapidando todo o crédito político que o povo lhes havia conferido, deixando-o pronto para uma qualquer solução, democrática ou não, como acabou por acontecer... A História só não se repetirá, pelo resseguro político de Bruxelas em que nos acoitámos. A que preço nos vai isto ficando, estamos vendo...
    Anónimo said...
    Não considero pífia a intervenção de M.A., ressalvando as últimas linhas em que a clareza ficou para as calendas Gregas.
    M.A. teve a virtude de chamar os bois pelo nome e dizer aquilo que os Socialistas se recusam a admitir, se nada for feito a democracia está em perigo.
    Anónimo said...
    Sempre votei À esquerda.agora não.
    Anónimo said...
    Chame-mos os bois pelo nome, Mário Soares mete nojo. Já chega.
    Anónimo said...
    Se o "animal político" bater a caçuleta, quem se segue? O peixe de "Águas profundas".
    Anónimo said...
    É evidente, como diz hoje Vital Moreira, que a direita está preocupada com a desistência de Alegre e a candidatura de Soares. É evidente que Alegre vai apoiar Soares (conheço-o bem). Acho qu Cavaco não tem grandes hipóteses, pois ninguém que habitualmente vota num Presidente de esquerda votará nele.
    Olindo Iglesias said...
    O Manuel Alegre mostrou aquilo que sempre foi... nada!

    Acho absolutamente extraordinário ouvir alguém dizer que a República não tem donos, que estamos em fim de regime, que é preciso mudar, fazer e acontecer, que assim não podemos continuar, etc, etc e....

    Chegada a hora desiste para não divir a esquerda! Absolutamente fantástico! O cúmulo da palhaçada! Vocês ainda acham que Portugal tem salvação com gente desta laia?
    Pedro Sá said...
    Em caso de morte do Presidente da República, o Presidente da Assembleia da República é Presidente interino até à tomada de posse de um novo Presidente eleito nos termos constitucionais.
    Anónimo said...
    Pedro M
    E o senhor o que é?
    Não sendo desertor, é o quê.
    Nas mesmas condições ficava a combater os turras e a gritar "Angola é nossa! Salazar! Salazar! Salazar!". Não era?
    Tonibler said...
    Pedro M:

    Não discordando de si na questão da descolonização (nem percebo como alguem friamente poderia discordar) não me parece minimamente relevante que ideias sobre economia tem o MA. PR é uma questão de unidade nacional e de respeito. Nisso, Sampaio merece os elogios e também nisso MA seria muito melhor que Cavaco. Que Soares nem falar.

    A questão do desertor, essa é muito mais complicada. Foi de facto desertor. Deveria ter sido ou não, levava muito mais ecrán...
    Anónimo said...
    Pedro M

    Alegre não foi um desertor. Foi preso por ter ideias diferentes do governo ditatorial da altura e por isso foi obrigado a sair do país.

    Salazar e o seu regime é que foram os únicos culpados da descolonização que aconteceu. Tudo o resto foi consequência lógica e previsível. Só os burros é que não entendem. Até De Gaule o entendeu em França.
    Anónimo said...
    Sócrates deveria recear que Alegre "rachasse" o PS?
    Então não foram a votos há meia dúzia de meses e o Alegre não conquistou uns sólidos 16% ????
    Convenhamos que como rombo talvez o do Cavaco/PP seja maior, não...?

Post a Comment