"- Marcos Valério, do PT"
terça-feira, agosto 16, 2005
Depois do destaque dado, a semana passada, a alegados desmentidos do envolvimento de empresas portuguesas no mensalão, pela imprensa indígena, no âmbito dos depoiamentos em curso nas diversas CPIs (Comissões Parlamentares de Inquérito) no Brasil, vai ser curioso observar do destaque dado, ou não, a estas declarações que se descrevem abaixo. Ler também o que diz... O Folha de São Paulo.
Emmerson Palmieri, até aqui apresentado como tesoureiro formal ou informal do PTB, na verdade é o primeiro-secretário do partido. E administra o partido.
Na fase inicial do seu depoimento à CPI do Mensalão, desmentiu o que ali dissera o empresário Marcos Valério na semana passada.
Valério disse que Palmieiri foi com ele a Lisboa em janeiro último porque estava estressado. Queria aproveitar a viagem para descansar. Palmieri disse que foi a pedido de Roberto Jefferson para participar de reunião com o presidente da Portugal Telecom.
- Jefferson me disse que o então ministro José Dirceu orientara o PTB e o PT a mandarem emissários para uma reunião em Lisboa. Marcos Valério foi pelo PT. Eu pelo PTB. A idéia era arranjar recursos por lá para os dois partidos. Viajei com esse objetivo, não porque estivesse cansado.
Em Lisboa, segundo Palmieri, ele, Valério e o advogado Rogério Tolentino, sócio de Valério, foram à sede da Portugal Telecom. Lá, subiram para o décimo andar. Só Valério entrou no gabinete do presidente da empresa. Na saída, travou com ele o seguinte diálogo:
- Vamos embora - disse Valério.- E a reunião? Não vamos para a reunião? - perguntou Palmieri.
- Não, já foi tudo acertado - respondeu Valério.- Mas por que?
- Porque ele (o presidente da Portugal Telecom) não o conhece. E ficaria constrangido...
Palmieri contou que ficou muito irritado. Voltou ao Brasil e prestou contas a Jefferson.
Palmieri acusou Valério de estar intermediando algum tipo de acordo com a Portugal Telecom.
- Eu perguntei do encontro com a Portugal Telecom e Marcos Valério disse que a empresa tinha interesse nas teles, em especial na Telemig, e que ele estaria intermediando. Intermediando o que eu não sei.Um membro da CPI acaba de perguntar se Valério se apresentou no prédio da Portugal Telecom como "representante do presidente do Brasil".
- Não, ele se apresentou como Marcos Valério, do PT - respondeu Palmieiri.
Publicado por Manuel 17:42:00