"Brasileira de 80 anos filma e acaba com rede de droga"

Dona Vitória, nome atribuído pela polícia para protecção desta octogenária brasileira, não se conformava com o tráfico de droga a que diariamente assistia da janela do seu apartamento na Ladeira dos Tabajaras, em Copacabana, Rio de Janeiro. Gritava e insultava os traficantes, atirava-lhes baldes de água, fazia denúncias na polícia. Até esta semana, a única coisa que tinha conseguido foi ver os vidros de casa alvejados por duas vezes.

Decidiu mudar de estratégia: comprou a prestações uma câmara de vídeo e durante dois anos filmou às escondidas o movimento diário de vendedores e consumidores de droga na favela vizinha. Gravou 22 cassetes, com cerca de 33 horas de imagens e os seus próprios comentários às cenas que ia registando. Fê-las chegar à polícia, que, perante as evidências, iniciou a investigação.

Público

Publicado por Nino 08:01:00  

6 Comments:

  1. Anónimo said...
    Merece o Prémio Nobel da Paz, ou a Comenda do Civismo, ou a Cruz da Ordem da Liberdade ou qualquer coisa.
    Por favor Presidente Sampaio, traga a senhora a Belém e ofereça-lhe o triplo do que ofereceu aos U2, e peça-lhe para fazer o próximo discurso por si.
    Bravo!!
    pdasilva said...
    ...não peça para o Presidente trazer cá a brasileira...o homem vai-se pôr a chorar outra vez...
    Luís Bonifácio said...
    Em Portugal isto não seria possível.

    As cassetes não seriam consideradas como prova, pois os traficantes não tinham autorizado, numa declaração em papel azul de 25 linhas com assinatura reconhecida, a captura das imagens.

    A sua pretensão seria apoiada pela Ana Drago que diria que a captura das imagens constitui-a uma grave violação dos direitos constitucionais, pelo que reclamaria a Prisão da Octogenária.
    lino said...
    Ora, isso não seria um problema. A velhinha em Portugal, se não brincasse em serviço, levaria as cassetes à Visão para não perder tempo.
    Anónimo said...
    Olha se ela se lembra de "videar" o Nónó ainda vai apanhá-lo a lamber as botas ao Sócrates.
    Anónimo said...
    Vejam as imagens aqui
    http://kibeloco.blogspot.com/

Post a Comment