razões para sorrir

O Prof. Cavaco tem, por estes dias, algumas boas razões, para sorrir. Está, dizem os gurús, desde o arquitecto do Expresso, ao inimitável Luís Delgado, acossado, condenado a correr contra Soares, estará - ui - cheio de medo, dúvidas e incertezas.

Percebe-se este frenesim dos colunistas do regime. Com Cavaco, e apesar de Soares, a questão nunca será simplesmente de esquerda contra direita, PSD contra PS, vencedores contra vencidos. A entrada de Soares na corrida visou - só e apenas - isso, recentrar o debate, e o embate, numa guerra tradicional. Visa defender o sistema, o presente sistema, de um outsider que este tolerou, mas só isso, durante 10 anos. Visa proteger o bloco central.

Porém o país só teria a perder se se passassem as próximas presidenciais a discutir banalidades e quintais. Doa a quem doer, tem que ser tudo discutido, o sistema, as regras, os objectivos, tudo. Cavaco já deu no passado provas inequivocas de saúdavel autocrítica e de inquestionável liberdade pessoal. Não o veremos a defender o seu passado, a sua herança, ou sequer os seus, já sobre Soares, o amigo dos seus amigos, poder-se-á dizer o mesmo ?

Em bom rigor, Cavaco até já ganhou. Literalmente, e seja ou não candidato. O simples facto de ter forçado, porque forçou, a candidatura de Soares e esta ter originado a onda de indignação - mais ou menos virulenta, mais ou menos silenciosa - que originou, sobretudo numa certa esquerda que - indo votar de cruz em Soares - se sente defraudada, e manipulada, fará com que a prazo muita coisa mude. Cavaco poder ter tido muitos tabús, pode até ter gerido de forma péssima alguns deles mas nunca deu o dito por não dito.

Por estes dias, e graças a Cavaco e ao fantasma da sua hipotética candidatura, muitos, e não só Manuel Alegre, começaram a perceber no que certa política dos valores, das causas, e dos princípios. Passarão no futuro a exigir maior clareza, transparência e accountability.

Sem ser sequer candidato Cavaco já iniciou um processo, e uma onda, que tornará mais dia menos dia a vida política muito mais transparente. Só razões para sorrir.

Publicado por Manuel 18:55:00  

8 Comments:

  1. Anónimo said...
    "Visa defender o sistema, o presente sistema, de um outsider que este tolerou, mas só isso, durante 10 anos. Visa proteger o bloco central."

    Soares é o sistema!

    diogenes
    Anónimo said...
    Penso que a suposta candidatura de Soares só estalou agora para "mudar de assunto" nos média e proteger o Governo da saída do Ministro das Finanças.

    De resto não faz muito sentido.

    lucklucky
    Anónimo said...
    http://ofimdademocracia.blogspot.com

    arrepiante, no mínimo...
    Anónimo said...
    'Em bom rigor, Cavaco até já ganhou. Literalmente, e seja ou não candidato'

    Caraças, Manuel, se um dia o Cavaco morre (o Diabo seja surdo) você perde a razão de existir. O gajo ganha só porque respira...

    Afinal, o que é a vida de um homem (você, meu Muito Venerável Irmão) sem um sonho?
    Anónimo said...
    "Só razões para sorrir".

    De facto.

    Este post parece inspirado em Marx.
    O ramo Groucho da família...
    Anónimo said...
    Este blog é mesmo cómico...
    Anónimo said...
    soares é de facto o sistema, das presidências abertas, muito abertas, abertas a todos os que tivessem algo para oferecer em troca! fundação Mário Soares ! um milhão de contos de capital inicial! vindo de que fortuna? da pessoal? não, da alheia! porquê? a que propósito? porque era o pai da democracia? ou porque era o pai de uma certa forma de fazer democracia?
    Anónimo said...
    A única maneira da Fundação não ir à falência é o homenzinho voltar à Presidência

Post a Comment