A Portugal

Esta é a ditosa pátria minha amada. Não.
Nem é ditosa, porque o não merece.
Nem minha amada, porque é só madrasta.
Nem pátria minha, porque eu não mereço
A pouca sorte de nascido nela.

Nada me prende ou liga a uma baixeza tanta
quanto esse arroto de passadas glórias.
Amigos meus mais caros tenho nela,
saudosamente nela, mas amigos são
por serem meus amigos, e mais nada.

Torpe dejecto de romano império;
babugem de invasões; salsugem porca
de esgoto atlântico; irrisória face
de lama, de cobiça, e de vileza,
de mesquinhez, de fatua ignorância;
terra de escravos, cu pró ar ouvindo
ranger no nevoeiro a nau do Encoberto;
terra de funcionários e de prostitutas,
devotos todos do milagre, castos
nas horas vagas de doença oculta;
terra de heróis a peso de ouro e sangue,
e santos com balcão de secos e molhados
no fundo da virtude; terra triste
à luz do sol calada, arrebicada, pulha,
cheia de afáveis para os estrangeiros
que deixam moedas e transportam pulgas,
oh pulgas lusitanas, pela Europa;
terra de monumentos em que o povo
assina a merda o seu anonimato;
terra-museu em que se vive ainda,
com porcos pela rua, em casas celtiberas;
terra de poetas tão sentimentais
que o cheiro de um sovaco os põe em transe;
terra de pedras esburgadas, secas
como esses sentimentos de oito séculos
de roubos e patrões, barões ou condes;
ó terra de ninguém, ninguém, ninguém:
eu te pertenço. És cabra, és badalhoca,
és mais que cachorra pelo cio,
és peste e fome e guerra e dor de coração.
Eu te pertenço mas seres minha, não


Jorge de Sena

Publicado por contra-baixo 23:58:00  

4 Comments:

  1. Anónimo said...
    Você sabe quando é que isto foi escrito?

    São bem antigos estes sentimentos 'e tuttavia la nave va...'
    Anónimo said...
    estou esmagado!
    este homem sabia mesmo escrever!
    Anónimo said...
    Será que não está na hora ?


    SOLIDARIEDADE

    Vamos, dêem as mãos.

    Porquê esse ar de eterna desconfiança?
    esse medo? essa raiva?
    Porquê essa imensa barreira
    entre o Eu e o nós na natural conjugação do verbo ser?

    Vamos, dêem as mãos.

    Para quê esses bons-dias,boas-noites
    se é um grunhido apenas e não uma saudação?
    Para quê esse sorriso
    se é um simples contrair de pele e nada mais?

    Vamos, dêem as mãos.

    Já que a nossa amargura é a mesma amargura,
    já que miséria para nós tem as mesmas sete letras,
    já que o sangrar de nossos corpos é o vergão da mesma chicotada

    fiquemos juntos,
    sejamos juntos.
    Porquê esse ar de eterna desconfiança?
    esse medo? essa raiva?

    Vamos, dêem as mãos.

    Mário Dionisio
    Poemas 1936-1938
    Anónimo said...
    Jorge de Sena, sempre Jorge de Sena.
    Abraços
    Rui Perdigão
    www.twobe.blogspot.com

Post a Comment