esperteza saloia

Pela pena de Tiago Craveiro, ex boy do barrosismo e do santanismo, por estes dias muito activo a fazer fretes ao que resta do santanismo, pode ler-se no Portugal Diário que "PSD quer referendar aeroporto da Ota". Pelo meio fica-se a saber que afinal não será bem o PSD - só, talvez - mais uma ideia peregrina de Miguel Relvas. Dito isto esta posição é perigosa, demagógica e irresponsável e só pode levar ao caos - os governos são eleitos para governar por quatro anos e depois serem julgados pelo que fizeram ou não. A banalização do instituto do referendo, a pretexto de dar poder ao povo - não dá - apenas desresponsabilizará ainda mais quem governa que passa a ter no referendo uma arma de arremesso/chantagem brutal. Por outro lado não é de todo líqiudo que questões complexas e sectoriais/conjunturais como a questão da Ota passem a ser melhor debatidas/compreendidas pela população só por haver um referendo, o mais certo é até acontecer o contrário dada a bipolarização sim/não e simplificação dela resultante.

Tudo isto não quer dizer que não seja precisa uma muito maior participação dos cidadãos na vida pública, é, mas esgotá-la nos referendos e nas eleições é simplesmente não compreender o que é, ou deveria ser, a democracia.

P.S. Colocar a Ota no centro do debate das próximas eleições presidenciais, como sugere Relvas, é uma chico-espertice saloia, porque não é o governo que vai ser julgado, mas não deixa de ser sintomático.

Publicado por Manuel 17:54:00  

2 Comments:

  1. Miguel Marujo said...
    Caro Manuel, uma breve dúvida:
    um deputado do PSD, para mais presidente da comissão parlamentar de obras públicas, que diz querer referendar o aeroporto e interpelar o ministro sobre isso, em sede de comissão, é uma mera boutade pessoal ou não reflecte o pensamento do partido? Se calhar, mais do que uma ideia peregrina de Relvas é Marques Mendes a atirar por interposta pessoa barro à parede...
    Anónimo said...
    Que fique claro que acho o Aeroporto da Ota uma imbecilidade, apenas porque ficará a cerca de 50 km de Lisboa. Nem questiono que tenha que ser construido um outro Aeroporto para substituir ou complementar a Portela. Posto isto tenho que dizer que Miguel Relvas nos apresentou mais uma ideia peregrina imbecil e perigosa. Senão vejámos:
    - Propõe que os Orgão de Soberania (Governo e também Assembleia da Républica se demitam de decidir, naquilo que deve ser da sua total competência).
    - Propõe que a decisão seja tomada pelos eleitores que certamente não percebem do assunto(nem poderiam perceber).
    - Não emite opinião. Ficámos sem saber se Miguel Relvas e/ou o PSD são a favor ou contra o Aeroporto da Ota.
    Com politicos assim não vamos a lado nenhum!

Post a Comment