Continuo a não perceber nada...

Leio no Diário Económico de hoje que, segundo o Plano de Investimentos em Infra-Estruturas Prioritário (o mesmo que prevê a construção do novo Aeroporto da Ota que substituirá o actual Aeroporto de Lisboa/Portela) se irão gastar 190 milhões de Euros na expansão da linha do metro desde a Gare do Oriente até ao Aeroporto... da Portela.

Durante quanto tempo é que esta linha fará serviço de passageiros? Será que vai estar concluída antes da data prevista para o encerramento da Portela? A Portela afinal não vai fechar daqui a 10-20 anos?

O metro destina-se, portanto a servir o novo empreendimento que seguramente surgirá no lugar do actual aeroporto, certo? É absolutamente indispensável... Está bom de ver que é mesmo estratégico.

Não percebo, confesso que não percebo mesmo nada... Mas estou à escuta, a ver se aprendo.

(.)

Publicado por Rui MCB 16:00:00  

4 Comments:

  1. Nuno said...
    mais: não se percebe porque é que não se faz antes a ligação, muito mais curta, com a linha verde, que quase chega ao aeroporto (antes de inflectir para o campo grande:)). não só implicaria menos construção, como permitiria um acesso mais directo para e desde o centro.
    há qualquer coisa com as obras públicas...que só se fazem quando implicam muita construção...
    Nuno said...
    de qualquer forma, o metro será sempre útil para o que quer que se venha a fazer naquela zona, convenhamos...afinal, é a melhor área para a futura expansão da cidade
    Rui MCB said...
    Pois é, resta é saber se é a melhor prioridade. A investir-se na rede de transportes de Lisboa duvido que seja.
    Anónimo said...
    Concordo com o que Nuno diz, pois a maior proximidade ao Aeroporto, não é por expansão da linha a partir da Gare do Oriente (poderia fazer-se uma ramificação a partir do Campo Grande ou de Alvalade. No entanto o acesso a partir da Gare do Oriente tem grande interesse e vantagens, pois serve importantes áreas populacionais (Moscavide, Olivais Norte, Encarnação e indirectamente Portela e Sacavém), o que só por si justificaria o investimento. Tem também uma outra grande vantagem que é a de ligar o Aeroporto aquele que já é o mais importante interface de transportes da Capital (Gare do Oriente e também com ligação a barcos para a outra margem). Por isso a questão que deve ser posta não é por que é que vai ser construido, mas porque é que ainda não foi construido? Já agora permita-me parafrasear Alfredo Costa "Mas quem é que disse que o Aeroporto da Portala vai fechar". Será que a pós a abertura da Ota Lisboa vai ser a primeira Capital Europeia a ficar sem Aeroporto?

Post a Comment