terrorismo político

Um destes dias e a propósito do ruído à volta da não candidatura de Isaltino Morais à Câmara de Oeiras pelo PSD tinhamos desafiado esta tropa a pronunciar-se sobre o caso. Confesso que estava curioso por ver o que David Justino, ex-Ministro e ex-vereador de Isaltino, e Ferreira de Almeira, todo o terreno, advogado, e ex-secretário de estado de Isaltino, tinham para nos dizer. Pelos vistos não tem nada a dizer, ou se têm recorrem ao outsourcing, pelo que apenas pudemos ler um arremedozito de um boy, aparatchick profissional da JSD, Vitor Reis...

Este Vitor Reis, certamente com muito esforço, sai-se com uma prosa que mais não é do que um insulto à inteligência, dos seus leitores e até dos seus companheiros de blog. Diz o pensador...

Santana Lopes não serve como candidato, porque Carmona Rodrigues está mais bem posicionado para ganhar a Câmara de Lisboa. Isaltino Morais não serve porque a moção de estratégia aprovada no último Congresso do PSD diz que serão candidatos os Presidentes de Câmara em funções, logo o candidato será Teresa Zambujo.

Isaltino Morais também não serve porque se mantêm as razões que o levaram a sair do Governo há dois anos atrás.

Ora, sabemos que Isabel Damasceno, Presidente da Câmara Municipal de Leiria e Vice-Presidente de Marques Mendes no PSD, sendo arguida no processo "Apito Dourado" não tem o "problema" que Marques Mendes vê em Isaltino e será recandidatada à Câmara de Leiria. Já percebemos que a verdade de Lisboa - o melhor candidato - não se aplica em Oeiras e que as razões para Oeiras - o Presidente em funções - já não servem em Lisboa.

Também já percebemos que as investigações judiciais só têm utilidade em Oeiras e não se aplicam a Leiria, mesmo quando Isaltino Morais não é arguido e Isabel Damasceno está nesta condição. Os critérios do Dr. Marques Mendes são como a imagem deste post: um labirinto em que se escolhem as cabeças conforme as conveniências.

Quantos mais critérios o Dr. Marques Mendes apresenta, mais se enterra. Era difícil fazer pior...

Um autêntico sofista
. Omite porém o que, atendendendo estritamente ao que é público, meter no mesmo saco e comparar as (graves) suspeitas que persistem sobre Isaltino com o envolvimento (atómico e isolado, ainda que eventualmente censurável, cabe à justiça decidir) de Damasceno no caso do Apito é da mais pura e refinada pulhice ultrapassando em muito as fronteiras da mera demagogia política e entrando no campo do terrorismo político. Eu dou de barato que a inserção de Damasceno da Comissão Permanente do PSD não foi de perto nem de longe das decisões mais felizes de Marques Mendes, mas, mantenha-se a noção de escala e proporção. Vitor Reis quer enganar quem ? Julgará porventura que passa por defensor da credibilidade do sistema político equiparando situações incomparáveis, pulgas a elefantes ? E Valentim Loureiro, então como é ? ou porque esse já é amigo, dos amigos de Reis, então omite-se ? De facto o outro, o Dr. Lopes, foi-se, mas as tristes práticas continuam mesmo por aí, com os seus antigos e dedicados discípulos...

Levando aliás o peregrino raciocínio (?) persecutório de Vitor Reis ao limite qualquer alma que tenha sido apanhada em transgressão ao código da estrada não pode exercer funções públicas. Será que ele pode ?
.

Publicado por Manuel 09:22:00  

4 Comments:

  1. Anónimo said...
    A confusão é de Vítor com Carlos, de resto muito bem!
    Minha Rica casinha said...
    Acrescenta-se que os envolvidos e citados são todos partes interessadas... Directamente! A casinha tb continua a acompanhar com especial interesse esta novela. É não largar até desmascarar!
    Vítor Reis said...
    A necessária resposta aqui. De quem tem nome, dá a cara e não se esconde atrás de pseudónimos! E não tem quaisquer interesses em Oeiras. Directa ou indirectamente!
    Anónimo said...
    Obviamente que têm interesses directos em Oeiras. Uns para vereadores (foram, serão ou seriam se a candidatura fosse do PSD). Um até é afilhado. Outro, com carreira autárquica, no PSD era voz corrente que seria candidato com Isaltino. Não vale a pena esconder...

Post a Comment