Obrigado, Dr. Portas!

A vida tem destas pequenas alegrias, o Dr. Portas, sendo reguila, não é afinal tão inteligente quanto se temia, e por estes dias cometeu, o maior erro político da vida dele. É dicil não ficar feliz.

Segundo os cronistas do regime restam apenas duas luminárias à direita, o Prof. Cavaco, em final de carreira, brevemente acantonado e embalsamado em Belém, pelo menos assim o esperam os seus novos apoiantes e, terror, o dr. Portas, agora liberto do CDS. Já se sabia, depois do brilharete que fez, sem fazer nada, no Congresso do PP que o Dr. Portas andava a tramar alguma, e já se suspeitava que nos seus planos estaria, sempre, alguma forma de reformulação das direitas, que não limitada ao CDS, que lhe permitisse um palco com a dimensão a que se julga com direito. Acontece que o planeamento estratégico não é manifestamente o ponto forte do ex Ministro da Defesa, agora de volta à sua indumentária de excepção e aos seus carrinhos caros (curiosamente ou se calhar não, germânicos), que prefere a bola curta, o passe rasteiro e o jogo de cintura mais ou menos imediato, onde é, conceda-se, exímio, pelo que as notícias vindas a público n' O Independente sobre a sua nova fundação, são a todos os títulos uma alegria e um alivio para aqueles que mesmo reconhecendo virtualidades ao antigo editorialista do Indy estão longe de por as mãos no fogo por ele.

Com efeito, Portas, que não soube esperar, muito menos perceber uma série fundamental de detalhes fundamentais, se não se suicidou ainda politicamente anda lá perto.

Não é que a ideia da fundação não seja uma boa ideia, no papel é, não é que não haja falta de think tanks à direita, há, não é que a ideia de voltar a ter um jornal de referência, e de guerrilha, à direita, seja ou Tal & Qual ou, de novo, O Independente não seja pertinente, é, só que há um pequenino detalhe... E ironicamente esse detalhe chama-se Paulo Portas.

Para Portas, a prazo, poder ter alguma hipótese tinha de deixar florescer, sem qualquer intervenção sua, todos os Portas wanabes, i.e. todos os candidatos a tutores da direita moderna, tinha que, a prazo, provar, que à direita, não havia mais ninguém, com a sua capacidade de resistência e sobrevivência, etc, etc, etc, isso significaria dar corda a todos os que à direita defendiam linhas diferentes da sua (i.e. a toda a gente dado que o projecto do Dr. Portas é manifestamente unipessoal) para no final, por absurdo, todos se renderem à sua, alegada, excelência.

Acontece que o Dr. Portas, se calhar muito lucidamente e com boas razões, não confia minimamente nas suas capacidades próprias, e acha que o melhor que tem a fazer é açaimar, por via da moderna fundação todas as novas esperanças que possam surgir à Direita. E isto é bom, muito bom.

Por um lado, é, pura e simplesmente, impossível ao Dr. Portas, e à sua fundação, federar toda a Direita (só lhe interessam conservadores, democratas-cristãos e liberais, o que quer que isso seja, por cá) pelo que, na prática, quem quer que se atrele a esta está, nestes tempos confusos, em que se olha demasiado para o rótulo e muito pouco para a substância, a definir-se inapelavelmente, por outro, no futuro um potencial discurso agregador, e vencedor à direita, se não pode chocar conservadores, democratas-cristãos e liberais, também não se pode, naturalmente, resumir a agradar a estes, porque o poder se conquista do centro para a direita e não ao contrário, por outro lado ainda, niguém, com ambições, a sério, e na plena posse das suas faculades mentais, vai arriscar competir com o Dr. Portas, na fundação deste, segundo as regras deste.

Em suma, a fundação vai servir , e já é muito, para entreter todos aqueles que ficaram pendurados com a reforma compulsiva do Dr. Lopes, e fundamentalmente para separar aqueles que se curvam perante o primeiro prato de lentilhas que lhes põe à frente daqueles que são corredores de fundo...

... e o tempo está manifestamente para os corredores de fundo.

Obrigado Dr. Portas, obrigado, por andar a desbravar e desminar o caminho!
.

Publicado por Manuel 16:25:00  

1 Comment:

  1. Anónimo said...
    Obrigado também para ti amigo Manuel.

Post a Comment