Para acabar de vez com as ilusões
sexta-feira, abril 15, 2005
Quem ainda tinha ilusões sobre o mito regenerador de Cavaco, é favor ler a crónica de hoje de Miguel Sousa Tavares no Público. A memória é curta e há quem acredite que uma presidência cavaquista pode restaurar a credibilidade da classe política. Ilusões.
Sei que para alguns Veneráveis Irmãos desta Loja Cavaco é o candidato mais bem indicado para suceder a Sampaio, mas considero que falta dimensão internacional e bagagem cultural ao distinto professor de Finanças Públicas.
O problema é que António Guterres não quis arriscar uma derrota que não seria assim tão certa. Já desafiei, há tempos, António Vitorino a avançar. Manuel Alegre daria um bom Presidente, mas não é o candidato mais indicado: não consegue atrair os votos do Centro e limitar-se-ia a captar a ala esquerda socialista, os comunistas (nem todos) e os bloquistas (grande parte deles). Manifestamente pouco para competir com Cavaco. Infelizmente...
.
Publicado por André 19:14:00
So' alguem com uma visao muito maquiavelica da politica podera' querer um Guterres, um Alegre ou um by-product similar. Por mim, nao obstante todas as limitacoes e falhas naturalmente humanas, continuo a preferir o Prof. Cavaco Silva.
":O?
Para bom entendedor...
Embora Cavaco possa não ter, à partida, o perfil ideal para Presidente da República, penso que o prestígio e a seriedade que os portugueses lhe reconhecem o tornam um fortíssimo candidato considerando a actual reputação de uma parte significativa dos políticos actuais.
Além disso, para os portugueses o equilíbrio político poderá ser mais uma justificação pela opção de Cavaco. Com o actual líder do PSD, os eleitores de centro (que garantiram a maioria absoluta de Sócrates)poderão optar por Cavaco, validando a escolha do novo líder e esquecendo os erros recentes do ex-dirigente deste partido.
“:O?
Também Herman Saraiva numa entrevista à Capital, há dias, achava, comovido, Salazar um santo. Porque não roubava. Porque morreu pobre, etc.