Marques Mendes, as autárquicas e o PSD - 6 munícípios/chave
sexta-feira, abril 15, 2005
Os fins não é suposto justificarem os meios e a vitória não ser um objectivo a qualquer custo não podem ser meras banalidades ou sound bytes que se debitam por conveniência.
Portugal atravessa uma fase de profundo descrédito, quiçá desprezo, pela classe política que nos tempos que correm se tem materializado no alheamento dos eleitores do vida política, o discurso soporífero, em versão prozac, da actual liderança socialista, materializado ontem pelo Eng. Sócrates na RTP/1, só afasta ainda mais as pessoas e uma participação cívica activa já que a política é apresentada já não como uma novela - como no tempo do Dr. Lopes - mas como algo distante, asséptico, com regras muito próprias, para profissionais...
Competirá, ou não, ao PSD nas próximas autárquicas requalificar as regras de relacionamento dos partidos políticos com os cidadãos. Das decisões que Marques Mendes tomar em 6 munícipios chave dependerá muita da credibilidade com que os portugueses olharão o PSD no futuro.
- Lisboa
- Tolerar ou não as excentricidades da troupe do Dr. Lopes.
- Oeiras
- Aprovar ou não uma nova candidatura de Isaltino Morais, o tio do taxista suíço.
- Santarém
- Sancionar ou não a candidatura independente, apoiada pelo PSD de... Moita Flores.
- Gondomar
- Tolerar ou não a recandidatura do Major Loureiro e de quase toda a sua equipa, indiciada no affair Apito Dourado.
- Marco de Canavezes
- Impor, de novo, uma coligação do PSD com o PP, quer este apresente de novo Avelino Ferreira Torres, quer este concorra por entreposta pessoa.
- Felgueiras
- Com Fátima Felgueiras exilada no Brasil e impedida de se recandidatar todos os olhos estarão postos neste concelho posto no mapa por via do Saco Azul. Uma nova vitória do Partido Socialista seria um péssimo sinal para a democracia, e para a capacidade do PSD ser levado a sério como alternativa, serviria ainda como potencialmente legitimadora - nas urnas - para comportamentos desviantes estruturalmente anti-democráticos....
Publicado por Manuel 15:33:00