À atenção do Grão-Mestre do Grande Oriente Lusitano, e do Procurador Geral da República...

transposto daqui.


Este livro é uma espécie de dinamite porque há muitos agentes e informadores da PIDE que ainda estão vivos. Se fosse divulgado, poderia pôr em risco a paz social e causar uma enorme instabilidade e mal-estar


Primeiras perguntas:

A que título foi parar às mãos de uma organização maçónica a lista dos 3 600 agentes e informadores da PIDE/DGS, presumivelmente desviados do Estado?!

O GOL reconhece publicamente ter em sua posse material altamente secreto e altamente lesivo para a integridade moral de pessoas ainda vivas. Esse material foi...desviado, para não dizer roubado, ao Estado português, indo parar às mãos de uma orbanização social secreta/discreta.

A PIDE/DGS era uma organização do Estado Português, logo dizia respeito a todos nós cidadãos deste país.

Eu não reconheço qualquer legitimidade ao GOL para ter guardado em meu nome, algo que pertence a todo o povo deste Estado que se chama Portugal. Aliás, ninguém lhe conferiu essa legitimidade de guardião de segredos potencialmente lesivos da integridade moral de outrém.

A simples circusntância de o GOL ter guardado esses documentos, é caso para os poderes públicos actuarem e buscarem, com vista à apreeensão, esses documentos agora publicamente reconhecidos como tendo sido guardados "num banco".

Isto é uma vergonha nacional!

O GOL não tem o direito de guardar esses documentos!

O GOL não tem o direito de insinuar que pode fazer chantagem sobre pessoas indefesas, trinta e cinco anos depois da implantação da democracia!

Além do mais, houve ao longo dos anos amnistias várias que limparam a folha de serviços e o registo criminal seja de quem for que tenha sido agente ou colaborador da PIDE/DGS.

É preciso ter lata e isso só denota o espírito de mesquinhez que pode haver nessas organizações, para vir agora, sob que pretexto for, lançar para vir, passados 35 anos, dizer que a divulgação dos nomes poderia "pôr em risco a paz social e causar uma enorme instabilidade e mal-estar"!!!

Hoje é o dia 1 de Abril?!!

A vergonha é tanto maior quanto a impunidade social destas organizações chega ao desplante de entregar, num almoço publicamente reconhecido, a série de documentos que pertenceram a uma organização do Estado português!

Mesmo ilegalizada e desmantelada, a PIDE/DGS não era uma organização clandestina para estadual! E o GOL, ou seja lá quem for, mormente o PCP, não têm qualquer direito, seja de que tipo for, segundo as regras da democracia, em ter na sua posse, bem guardadinhos para os efeitos tidos por convenientes, documentos deste calibre.

Se forem documentos oficiais, não tem o direito. Se forem documentos dactilografados, só o podem ser por cópia dos originais, senão, valem zero e servirão apenas como ameaça velada ( neste caso aberta) de chantagem!

Seja em que circunstância for, o facto se sabermos que o GOL tem na sua posse documentos susceptíveis de fazer muito mal a alguém, o que é que pode dizer desta organização, face aos princípios que apregoam?!!

Digam lá, ó senhores do GOL!

Para que é que querem os documentos roubados ou apócrifos?!

Como é justificam ao Estado e ao povo essa posse?!

Como é que a conciliam com os brandos costumes que apregoam?!

.

Publicado por Manuel 20:12:00  

12 Comments:

  1. Anónimo said...
    Isso mesmo, brinquem, continuem a brincar com o fogo. Depois não se queixem.
    Anónimo said...
    o Manuel pertenceu à PIDE ?
    Anónimo said...
    o Manuel pertenceu à PIDE ?
    Anónimo said...
    o Manuel pertenceu à PIDE ?
    NeuroGlider said...
    POr isso é que num estado democrático não deveria ser permitido associações como a maçonaria que apenas gerem grupos de interesse de alguns contra todos os outros!
    josé said...
    Ao sabor dos comentários, trinta anos passaram a trinta e cinco..

    Enfim, para melhor conhecer a história recente e o papel da Comissão de Extinção da Pide DGS, talvez valha a pena ver AQUI, NO SIS e também AQUI, debates na AR em 1975
    zazie said...
    que tinha estado tudo a saque sabia, que havia pides infiltrados conhecidos por revolucionários idem, agora listas de 3.600 na mão dos gajos??! fónix...

    quem deu com a língua nos dentes? e porquê agora?
    zazie said...
    da maçonaria... continuo a achar isso muito estranho... nas mãos de outros gajos e depois levadas lá para os estaminé, isso sim...
    zazie said...
    a preocupação é que é estranha uma vez que as cartas e material aprisionado até foi para arquivo de biblioteca...
    Anónimo said...
    "O GOL não tem o direito de insinuar que pode fazer chantagem sobre pessoas indefesas, trinta e cinco anos depois da implantação da democracia!"

    Desta vez passaram-se. Não os do GOL, mas vocês.

    Porra, então o homem atira com o livro para dentro de um "poço" para não abrir as feridas e é penalizado por isso?

    O que queriam que ele fizesse com a informação?

    Que entregasse aos jornais, que iriam gerir a posse da informação a seu bel-prazer?

    Que entregasse à PGR, que geriria a informação a seu bel-prazer?

    E de facto os media e a PGR são mesmo de meter no mesmo saco, porque o comportamento de ambos é idêntico...

    Por fim, resta louvar a postura de Estado do Arnaut, que tomou a decisão mais difícil, perante a assistência mais difícil: nós todos.
    Luís Bonifácio said...
    O GOl não dá ponto sem nó!
    Esta noticia, obviamente combinada é em si mesmo um acto de chantagem. Eu não sei quem será o(s) chantageado(s), mas estes já sabem com certeza.
    Luís Bonifácio said...
    Olha os maçons todos irritados, mandam bocas sempre cobertos pelo anonimato, como bons Buiças que são!

Post a Comment