que venham os idos de Março

O Dr. Pacheco anda preocupado. Acha que as declarações de Alberto João Jardim contra o "Sr. Silva" revelam o risco real de divisão do PSD que Santana Lopes trouxe para o partido. Mais, diz que isso de há muito lhe parece um perigo evidente mas que se tem menosprezado. Ele está preocupado e eu não, pelo menos com isso. Sejamos francos, se houver uma ruptura esta não se dará por motivos de unicidade opinativa na medida que não esteve nem está em causa a diversidade inerente à matriz ideológica do PSD, se houver ruptura a linha divisória dar-se-à naquilo que é o entendimento último do que é um partido político, e daquilo que é a sua práxis e o seu modus operandi. Ora, uma das coisas que tem que ser assumida, com seriedade, quer no PSD, quer em qualquer partido, é que a vitória, o acesso ao poder, não é o objectivo último em política. O Objectivo último deve ser o bem público, Ponto final, não estamos no futebol. Assim, da mesma forma que fico feliz por Fátima Felgueiras não ser do PSD, passem - há uns anos - as tentativas do Dr. Menezes para - então - a recrutar, lamento que o Dr. Jardim seja militante do Partido Social Democrata. É certo que ganha eleições, mas, e depois ?, não deixa de meter, sistematicamente, nojo, além de que há dúvidas fundadas sobre se há de facto democracia na Madeira... Se há gente no seio do PSD que acha que vale tudo em política, que acha que os fins (a perpetuação no poder) justificam todo o tipo de meios, de "compromissos" e de silêncios, e se há gente que não hesita em usar todos os meios para se manter à tona, em nome do PSD, então que vão, e não voltem. No imediato o PSD pode perder umas câmaras, e daí ? O Projecto político do PSD sempre foi nacional e não pode ficar sistematicamente refém dos interesses localizados de meia dúzia de caciques locais, que fora das suas capelas não valem um voto, um único voto, mais, com esta despoluição, todos tinham a ganhar, o PSD, a credibilidade do sistema político, Portugal. Por cada Marco António que saísse, por cada João Jardim, quantos é que, cidadãos anónimos, não estariam dispostos a entrar, a dar a cara pela renovação do tecido político e a lutar por Portugal? Essa é a verdadeira questão, a única questão. Quanto aos notáveis citado spelo Dr. Pacheco, dos quais poucos se aproveitam, são todos maiores e vacinados, logo, e no caso da tal ruptura se afigurar, só têm de decidir em que companhias querem andar, e, em bom rigor, a maioria já decidiu. Que venham pois os idos de Março!

Publicado por Manuel 21:52:00  

4 Comments:

  1. António Viriato said...
    Os idos de Março no PSD, supõe-se que sem facadas, devem produzir resultados, responsabilizando as direcções Barrosista-Santanista, que tanta nulidade e incompetência trouxeram para a ribalta política.
    Anónimo said...
    E nos idos de Março o senhor Manuel onde é que vai estar? A dar palpites, ou a dar a cara ? Assuma-se homem.
    CCz said...
    Venham os idos de Março!
    Vi ontem na televisão a campanha eleitoral do PSD.
    Um programa integralmente dedicado a um eleitor-alvo: o militante do partido Estado.
    Onde pode um liberal, um empreendedor, um empresário que não tem - nem quer ter - ligações ao estado, votar?
    Anónimo said...
    Ora, meus caros, está tudo errado, de fio a pavio, porque a questão fundamental é outra: Se o país está um turbilhão, se governar parece ser a maior dificuldade para qualquer português, se as soluções são apenas restrições e mais restrições, então, caramba, porque há tanta gente a querer atirar-se para os chifres da besta???
    E, depois, o dr, Pacheco erra por outra razão. Cavaco Silva teria mais a ganhar com um golverno frágil que com um governo forte, enquadrado por uma maioria absoluta, negando assim que este, o professor, tivesse alguma vez, porque é sábio, dito aquilo que o Público diz que disse. Ora gaita, então, Cavaco não está nada interessado no bom do país, mas sim fazer um papelaço como Presidente da Repúblico!!! E o país, merda, é o país??!!
    E eu que até acho que é tudo a mesma carneirada!!!
    primo Sousa

Post a Comment