Apito Dourado
juízes da Liga sob suspeita
quinta-feira, dezembro 09, 2004
Os juízes que integram a Comissão Disciplinar da Liga Portuguesa de Futebol Profissional deverão estar sob suspeita no âmbito da operação «Apito Dourado».
A proibição de Pinto da Costa de contactar com os elementos da Comissão Disciplinar da Liga indicia, segundo o «Diário de Notícias», que os magistrados também poderão estar envolvidos no processo.
Recorde-se que já em Setembro o procurador do Ministério Público encarregue do inquérito, Carlos Teixeira, dava conta, em resposta a um parecer encomendado por Valentim Loureiro aos professores Manuel Costa Andrade e Jorge Figueiredo Dias, da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, de «uma conversa telefónica entre Valentim Loureiro e um decisor da Comissão Disciplinar da Liga».
Em causa estaria um inquérito disciplinar ao antigo jorgador portista Deco, que atirou as suas botas ao árbitro Paulo Paraty, após ter sido expulso. Tal conversa indicia, segundo o MP, um crime de tráfico de influências imputado a Valentim Loureiro,
De acordo com o MP, a vantagem para o major traduziu-se em não ver a Liga posta em causa por um eventual recurso de Pinto da Costa para o Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Futebol.
A Comissão Disciplinar da Liga é composta pelos juízes desembargadores António Fernando Gomes da Silva (presidente) e Alberto Manuel Gonçalves Mendes e ainda pelos juízes de Direito Frederico João Lopes Cebola e Pedro Maria Cardoso Gonçalves Mourão, todos vogais.
O procedimento criminal contra juízes desembargadores teria de correr no Supremo Tribunal de Justiça. Tratando-se de juízes de primeira instância, a investigação deve correr no Tribunal da Relação.
in Portugal Diário
Publicado por Manuel 13:37:00
2 Comments:
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
O que intriga é que com a quantidade de jornais diários da especialidade os casos avançados pelos ditos aproxime-se do zero? Que embirração natural esperar que por ser jornalista o Principio esteja antes do Interesse
Lagrima.blogs.sapo.pt
-Jornal De Notícias de 7 de Maio de 2004:"MAGISTRATURA ABRE INQUÉRITO A JUÍZES DA LIGA" ( 1ª página).
-Jornal de Notícias de 8 de Maio de 2004: "LIGA PAGOU 18 MIL EUROS AOS JUÍZES".
-Jornal de Notícias de 29 de Maio de 2004: "MAGISTRADOS FORA DO FUTEBOL".