Cinco toques na bola

A Grande Loja regressa aos grandes temas do futebol. Depois de um período de pausa desportiva, aqui vão cinco palpites sobre o momento do pontapé na chincha...

  • 1 — pela primeira vez na história do futebol português, há cinco candidatos a vencedores da Bola de Ouro, prémio da France Football que distingue o melhor jogador do Mundo a cada ano que passa. Figo já obteve a distinção em 2000 (um ano antes de ter ganho o World Player da FIFA) e volta a estar entre os nomeados. No entanto, o número 10 do Real Madrid não tem hipóteses reais de ser o escolhido desta vez.

    Deco
    , esse sim, é um forte candidato — talvez mesmo a acumular a vitória na France Football e na FIFA. Teve um ano fantástico: foi o melhor jogador do campeão europeu de clubes; um dos melhores do vice-campeão europeu em selecções; protagonizou uma das transferências do defeso ao ingressar no Barcelona, onde tem sido um dos pilares do melhor Barça da última década (apesar da derrota de ontem em Sevilha...)

    Além de Figo e Deco, há outros três portugueses entre os nomeados: Ricardo Carvalho, talvez o melhor central do Mundo (no Chelsea, é já o patrão da melhor defesa da história da Premiership); Maniche, o melhor jogador do Euro 2004, que apesar de nos últimos meses estar um pouco abaixo do seu melhor, continua a ser uma das grandes figuras do FC Porto; e Cristiano Ronaldo, o fenómeno, por muitos apontado como o futuro Luís Figo da selecção nacional;

  • 2 — Karadas e Sokota foi a dupla de pontas-de-lança mais fugaz da história do Benfica. Quem viu o jogo de sábado à noite na Madeira percebe que seria um erro continuar a apostar nos dois em simultâneo. Nuno Gomes pode marcar poucos golos, mas continua a ser o melhor avançado do águia.

  • 3 — apesar de tantos solavancos, o FC Porto já lidera a SuperLiga. Vence, mas não convence: desde a chegada de Fernandez, o campeão europeu só maravilhou por duas vezes: na primeira parte do jogo da Luz e na segunda metade do duelo com o Sporting. No resto, tem sido um Porto q.b, que treme como varas verdes sempre que é acossado.

  • 4 — o Sporting goleou o Boavista por 6-1, num resultado quase surreal. O primeiro Boavista de Pacheco, o tal que foi campeão nacional e marcou pontos na Champions, nunca permitiria tal humilhação. Quem tenta ser o que não é, corre o risco de passar vergonhas destas.

  • 5 — a selecção vai voltar à carga já na quarta-feira, no Luxemburgo. Scolari, que depois da excelente prestação no Euro só tem feito disparates (os insultos aos jornalistas após o encontro com a Rússia são inaceitáveis), que se cuide: uma repetição do desastre do Liechtenstein só poderá ter um desfecho obviamente, a demissão do seleccionador.

Publicado por André 19:41:00  

0 Comments:

Post a Comment