choca, se choca...


Choca o pretensiosismo intelectual. Choca a arrogância de quem se julga mais e melhor.

José Francisco Gandarez, DN



A maior parte dos portugueses não sabe quem é José Francisco Gandarez
, muito menos ouviu sequer falar dele. Apesar disso, ou talvez por isso, o senhor escreve agora no Diário de Notícias, presume-se que pela mão longa e amiga de Luis Delgado. Hoje o novel escriba disserta sobre a alegada insanidade do sistema, mas não do sistema que lhe permite a ele escrever no Diário de Notícias. Gandarez não fala do Rock in Rio, evento de que o escritório de advogados de que faz parte foi representante legal, certamente após aturada análise das alternativas, não nos diz que é sócio de Rui Gomes da Silva, Ministro, nessa mesmíssima Sociedade de Advogados onde o substitui agora que ele está no Governo, nem diz outras coisas que tais e que talvez fossem muito úteis para nos ajudar a perceber porque escreve o que escreve, se é ele que o escreve. Gandarez julga-se um eleito, mais um ungido, aliás só assim se compreende a sua pose, a sua defesa da Democracia - a mesma que colocou a Primeiro-Ministro alguém que nunca foi mandatado para tal, a não ser dinásticamente -, a sua arrogância ao pretender dar lições aos alegados arrogantes, do quais (detalhe curioso mas sintomático do excelente estado do bloco central) exclui Sócrates.

Gondarez não existe, representa. E representa mal - falta-lhe tudo, a começar pela frontalidade e coragem. Soube citar Soares pelo nome, mas já a referência a Cavaco, que está lá, é apenas implícita. Choca, se choca...

Publicado por Manuel 11:50:00  

5 Comments:

  1. josé said...
    "Agora chegou a vez de outros tomarem as rédeas do País e assumirem a responsabilidade da governação colectiva".

    Está tudo aqui, nesta frase,equivalente a um "chega p´ra lá, que agora é a minha vez!" Vez de quê? De governar? Parece que sim. Governar-nos a todos nós!
    Será que nós queremos quem nos governa assim?!
    Já dissemos se queríamos?!
    Parece-me bem que ainda não chegamos lá e por isso, um pouco de tento na escrita não ficaria nada mal.

    Um ministro exemplar deste governo dizia no outro dia que estes cem dias foram "fascinantes"!
    A gente imagina o fascínio e deslumbre. A basbaquice que deve ser a possibilidade de "governar", como outros fizeram antes deles. Designar administradores para empresas públicas, por exemplo, deve ser tarefa fascinante e talvez até deslumbrante! Para alguns nomeados, então, deve ser o deslumbre total de quem vem de um vão de escada e se alcandora ao píncaro do topo.

    No fundo, terá razão o cronista. A democracia precisa de alternância para se manter como tal, sob pena de se transformar numa oligarquia, mais ou menos democratizada às três pancadas.

    Contudo, falta no raciocínio, um pequeno detalhe: quem o escolheu a ele, causídico desconhecido, para escrever num cantinho da folha regimental?
    Terá sido também mais um fascinado pela escrita deslumbrante e pelas ideias brilhantes do escriba?
    Alexandre said...
    Para mim, o Rui Gomes da Silva revelou-se bem quando, ao tempo que o amigo e compradre PSL era Secretário de Estado da Cultura, elaborou um decreto lei, o 289/93, que permitia a caça ao tesouro em mares portugueses, passando, poucos meses depois, a representar um dos maiores caçadores de tesouros, Robert F. Marx, na sua candidatura à pilhagem do património cultural subaquático...
    Anónimo said...
    Sobre estes "famosos colunistas e comentaristas" a minha opinião esta expressa num comentário que enviei para "Quadratura do Circulo".

    Com gente desta o DN não precisa de ter concorrentes.
    É como o PPD/PSD de PSL. Não é preciso ter oposição.
    O PPD encarrega-se de descredibilizar o PSD...

    Só falta o companheiro Jardim ( Alberto) escrever no DN. assinando como advogado, naturalmente.

    NH
    Anónimo said...
    Por ser o "José Francisco Gandarez" não pode escrever no DN?!
    Tal deverá estar reservado a ilustres conhecidos (por toda a gente, claro...) ou a ilustres (des)conhecidos que (talvez...) por não poderem escrever no DN o fazem em blog's desancando em tudo o que mexe e atirando a tudo o que vêm??

    Ah!... quase me esquecia... deixem exprimir opinião a quem a tem.. não fica mal em democracia...

    Sá Costa
    Henrique Dória said...
    Quando Santana foi legitimado pelo PR escrevi num pequeno jornal que dirijo ( O Progresso de Gondomar) que a questão principal não estava na falta de legitimidade, nem na falta de competência, nem na falta de honestidade ( todas evidentes): estava no ataque à liberdade que Santana e o seu bando iriam desencadear na comunicação social.
    É aqui que se trava a grande batalha entre os que amam a liberdade e os neofascistas.
    Um abraço.

Post a Comment