White House'04
Bush vs Kerry (XXI)

John Kerry fez o pleno dos debates

O candidato democrata, John Kerry, confirmou as expectativas que já anunciavam que poderia vencer os três debates com o Presidente.

Ontem, no Arizona, a superioridade de Kerry sobre Bush foi comparável à do primeiro debate, realizado na Florida. Em ambos, o senador pelo Massachussets foi muito mais claro na mensagem que pretendeu transmitir, mostrou solidez e atacou o Presidente nos seus pontos mais fracos.

Bush evitou os longos silêncios do primeiro debate, mas esteve abaixo do que fez no Missouri, quando do segundo debate. Nunca um Presidente foi reeleito perdendo todos os debates (desde que eles existem via televisão, em 1960) - Carter e Bush-Pai que o digam.

Mas esta corrida eleitoral tem tido características diferentes de todas as outras: Kerry parece ter ganho um impulso importante com os debates — para todos os efeitos, partiu atrás cerca de 8 pontos e agora aparece empatado nas sondagens. Mas só os próximos dias mostrarão quem arranca para as últimas duas semanas desta longa viagem na posição de front-runner.

Os números das pesquisas instantâneas equivalem-se aos do primeiro debate, na margem confortável que dão a Kerry como vencedor. A CNN/USA Today/Gallup dá 52 por cento a Kerry, 39 de vitória Bush. No primeiro debate, esta diferença tinha sido de 53/37, no segundo de 47/45.

Entre os eleitores republicanos, Bush ganhou o debate para 73 por cento, Kerry para 17. Entre os democratas, Kerry venceu por 86/7. Entre os independentes, o democrata ganhou por 54/34.

Numa escala de A (Muito Bom) a E (Péssimo), os espectadores avaliaram Kerry com B+ no domínio dos temas e B na forma como os conseguiu transmitir. Notas bem piores teve o Presidente: C e C- nos mesmo itens.

Um painel de 25 eleitores indecisos do Ohio (o estado mais influente entre os indecisos) ficou assim depois de ver o debate: 7 continuaram indecisos, 11 passaram a sua intenção de voto para Kerry, 7 para Bush.

Se é mesmo verdade que antes do terceiro debate a eleição estava praticamente empatada, estes números talvez queiram dizer que o candidato democrata passou para a frente da corrida. Mas até 2 de Novembro muito vai ainda acontecer. E não nos podemos esquecer que quem detém o poder dispõe de alguns trunfos que pode usar na hora certa

Amanhã, a Grande Loja avança com dados mais concretos de como se encontra a corrida, neste arranque para a última etapa: a etapa pós-debates. Recorde-se que no dia do terceiro debate, a Grande Loja avançou com uma projecção do Colégio Eleitoral que dá 290 votos a John Kerry, 248 a George Bush (são precisos 270 para vencer).

Contamos, dentro de poucos dias, actualizar estes números. Por enquanto, a eleição continua...

too close to call

Publicado por André 02:51:00  

1 Comment:

  1. Anónimo said...
    The Boston Globe, which has followed John Kerry's career through many elections, gave him a strong endorsement today:

    "John Kerry's core strengths: an ability to see complex problems in new, often prescient, ways and a willingness to seek collaborative solutions. Far from being wavering or indecisive, Kerry's worldview has been steadfastly informed by these values for as long as we on this page have known him."

    10.16.2004

Post a Comment