É Só Rir com o Pior do Portugal Real

Passem palavra. Nasceu aquele que, nos próximos tempos, poderá ser o melhor anti-depressivo nacional. Chama-se Quinta das Celebridades, passa diariamente na TVI, e pela primeira amostra poderá ser um dos melhores programas de humor de sempre da televisão indígena.

Não, não é ironia, é verdade, a "Quinta", graças às personagens arregimentadas para viverem três meses em comum, com poucos meios e rodeados de animais, é de rir até não poder mais. É a TV divertimento levada ao extremo. O "non sense" absoluto. O pensar que o "Monty Python's Flying Circus" não era, afinal, ficção.

É o tuga no seu pior servido de bandeja e à borla, via televisão. A pinderiquice a armar ao chic; os broncos em versão luso-brasileira; o cacique boçal com problemas com a justiça; o jet menos sete que tem direito a despedidas de ministros da nação antes de calçar as galochas; a imagem focada da iliteracia.


Não tenha pudor em ver. Não se envergonhe. Aquela gente está lá porque quer, a troco de dinheiro e porque julga que se promove no que pensa ser a sociedade em que vivemos.

A produção é profissional. Os cenários da acção pensados ao pormenor. Tudo para fazer sobressair um grupo de personagens que são tristemente reais e que não estão só neste programa televisão.

Ria-se pois com esta fauna de uma parte do Portugal real que agora regressa à TV. Ria-se que, tirando alguns momentos que a classe política nos vai proporcionando, a vida não está para graças.

Luciano Alvarez in Público

Publicado por Manuel 11:59:00  

0 Comments:

Post a Comment