It's getting better all the time

Banalizar uma ilegalidade, um mau comportamento, uma solução de recurso geralmente contribui para que tais práticas mudem de condição e passem a integrar a "corrente dominante". É um modo de operar dificílimo de contrariar, poucos resistem às suas consequências. Um fantástico teste à integridade e à inteligência. Uma autêntica arma atómica para demolir os princípios básicos do contrato subjacente a um regime democrático, por exemplo.

O cenário é negro, mas... De vez em quando surgem períodos na história onde se vai longe demais ou talvez cedo de mais. A aculturação à mediocridade e ao regresso a velhos preceitos medievais não me parece que venha a vingar sem uma boa luta.

O que é que isto tem a ver com a indigitação de Celeste Cardona para a CGD?

O que tem a ver é que é impossível conter a indignação pelas sucessivas faltas dos últimos dias.

E enquanto há indignação, à há inquietação. A máquina de reconverter valores ainda não ganhou a guerra.

Na blogoesfera a vassoura está pronta, falta conquistar o país e condicionar a actual oposição, vinculando-a a rejeitar as práticas correntes e preparando caminho para um escrutínio cada vez mais rigoroso da actividade política.

As mangas já estão arregaçadas.

É impressionante como o governo de António Guterres está longe de ter sido o pior de sempre na nossa jovem democracia. Nunca antes ninguém tinha afrontado tanta gente ao mesmo tempo com tanto desaforo. Esperemos que os aforismos de Jack Kennedy se cumpram em breve neste país.

(.)

Publicado por Rui MCB 14:59:00  

15 Comments:

  1. Anónimo said...
    E o D. Justino?
    Estando tudo a saque é de admirar que ainda não tenha sido nomeado para Gestor do Programa Operacional para a Sociedade da Informação, dadas as suas inegáveis qualidades na área das novas tecnologias.
    Quando os adjectivos já não chegam para expressar a indignação, resta, antes da acção, o humor.
    Bloguistas de todos os quadrantes uni-vos!
    Por este andar
    este Governo ainda vai fazer do Público um suplemento humorístico do Inimigo Público.
    TRASÍMACO
    Anónimo said...
    As manifestações de «hybris» acumulam-se a cada dia que passa. Mas como nas tragédias gregas, a ruína dos trangressores é inevitável e não tardará...
    Anónimo said...
    Se a SENHORA é competente, que vá para a BANCA, mas privada que é a que ela defende para os outros, tá-se a ver.

    É para premiar o desempenho de ministra da JUSTIÇA. VIVA A DEMOCRACIA!!!!!!!!!
    josé said...
    Há uma coisa que (mais) este aparente escândalo denota:

    Não vale muito ao governo rodear-se de assessores em central de escrutinização. Até nisso revelam incompetência.
    Deviam saber que uma nomeação destas, neste timing, não seria de bom tom e toldaria ainda mais a imagem de diletância acentuado que ostentam garbosamente. é bem feito!

    Mesmo que a nomeação seja admissível, pois a nomeada não deve ser intelectual e profissionalmente muito inferior a outros que lá estão, é uma asneirola de palmatória.

    Quanto às nomeações, criticadas já por personagens eméritas do PS e do PCP, acho que deviam ter algum pudor. O fartar vilanagem, não é de agora...
    josé said...
    No causa nossa, aliás, já se reclama que o Governo explique na AR os critérios da nomeação de gestores para o sector empresarial do Estado. Acho muito bem!
    Assim ficaríamos a saber que habilitações específicas terá um Maldonado Gonelha que também lá está e foi até ministro da Saúde!!!
    Haja pudor!
    Anónimo said...
    Vai ser admnistradora, mas GRATUITAMENTE. Acabo de falar com o ministro da tutela. Como Couto dos Santos na Casa da Música do Porto.
    Rui MCB said...
    O José tem razão. O que distingue mais este governo é a prática exacerbada e completamente às claras (porque se sabe...) em época de tanto melindre nacional. É principalmente aí que temos os novos records. O fartar vilanagem é muito transversal.
    Mas estamos sempre a tempo de procurar o "novo homem" no interior do maior hipócrita, depois do indispensável ajuste de contas com a justiça...
    Manuel said...
    O Maldonado Gonelha veio do Montepio Geral...
    Rui MCB said...
    Hum. Agora fiquei baralhado. O senhor MG percebe do negócio? Ou percebe do negócio como Celeste perceberá no dia em que for para outro banco "vindo da CGD?"

    Esta malta dos blogues (e não só) é danada. Qualquer dia começa armar-se em acionista do Estado e ainda faz auditoria às contas e começa a votar para os corpos gerentes do dito cujo :-)))

    Se não fosse a abébia da Celeste Ninguém perguntaria: quem é Maldonado Gonelha? E os outros como lá chegaram? Que mérito têm tido no seu trabalho?
    mfc said...
    Os serviç(inh)os pagam-se!
    OMERTA ou o doce canto de todos os Sopranos!
    Anónimo said...
    Vai ganhar 17.000 euros, diz a SIC. Salário modesto....HUM!!!, ou "quase obsceno"?
    Manuel said...
    Eu disse que o Maldonado tinha vindo do Montepio não que fosse banqueiro embora perceba bastante de fina mercearia... Por outro lado, ele não foi para a CGD por acidente... (no seu curriculum até tem a presença numa reunião da trilateral, imaginem ...)
    Anónimo said...
    Consta por aí que M. Gonelha foi para a CGD depois de uma arGOLada que se frustrou. Disputou a liderança do MG ao actual Presidente, numa lista bem recheada de Veneráveis da n/ praça, na qual até Jorge Coelho dava a cara - e perdeu. O dado curricular divulgado pelo Manuel parece abonar esta versão (cujos dados não pude confirmar). Nem só de partidos é feita a CGD.
    josé said...
    O que nos vai valendo, é que esses Veneráveis trilham o caminho do Bem, rilhando ossos do ofício sempre que se enganam nas veredas!
    Entre os gol e os golos, sobra-nos o logro do faz de conta.
    Anónimo said...
    É isso aí pessoal!
    já tenho um nome para este novo movimento de massas. Movimento E.S.P.E.T.A. Quer isto dizer espeta uma bomba aqui, espeta outra bomba ali... iam ver como resultava, porque isto já se sabe, quem tem cú tem medo.

Post a Comment