"Italiano Reformado Procura Família
quinta-feira, setembro 02, 2004
"Professor reformado procura família que queira adoptar um avô. Dá-se recompensa". O anúncio rezava mais ou menos assim e foi posto num dos jornais diários italianos com mais tiragem, o "Corriere della Sera", no último fim-de-semana.
O apelo é de Giorgio Angelozzi, de 79 anos, um professor reformado ,e atingiu o coração de dezenas de famílias, que desde segunda-feira,lhe ligam, de todo o país, mostrando a sua disponibilidade para acolhê-lo.
Angelozzi vive nas redondezas de Roma, sozinho, tendo por companhia sete gatos, desde 1992, ano em que a mulher morreu. O resultado do anúncio surpreendeu-o. "Tantas famílias que me querem adoptar, tantos que querem que eu ensine os seus filhos e os seus netos sobre Horácio e outros autores clássicos", conta o professor. Entre os que responderam ao apelo está Antonello Venditti, cantor de música popular italiana e antigo aluno de Angelozzi.
O reformado, que oferece 500 euros mensais a quem o acolher, não esperava tanta receptividade, contou ao "Corriere della Sera", citado pela Reuters. Angelozzi lembrou ainda que muitos idosostêm o mesmo problema que ele e sofrem de solidão.
Apesar da Itália ser conhecida pelo importante papel da família, à medida que os anos vão passando e com as alterações na vida familiar, os mais velhos vão ficando esquecidos. No Verão do ano passado, 4175 idosos morreram com a canícula.
in Público
... ou o retrato possível de uma certa sociedade urbana e egoista.
Publicado por Manuel 15:11:00
1 Comment:
-
- Alexandre said...
5:53 da tarde, setembro 02, 2004também num público desta semana, a história do fulano que morreu defronte da televisão e que só foi descoberto dois anos depois quando um oficial da justiça alemã lá foi bater à porta para lhe penhorar a casa por dívidas de renda e afins...
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)