365 dias depois...

Já muito se escreveu sobre a extraordinária ênfase dada à imagem pela entourage santanista mas ainda não o suficiente.

A linha oficial tem dito que é tudo uma questão de comunicar (não que se vislumbrasse muito bem o quê) mas os últimos dias foram verdadeiramente pedagógicos, absolutamente pedagógicos. Com a preciosa colaboração do Bloco de Esquerda o eixo Santana/Portas anestesiou literalmente por uns tempos o País.

O episódio do barco do aborto, onde espantosamente ou talvez não apenas a Igreja Católica - pela voz corajosa e lúcida de D. Januário Torgal Ferreira - parece ter um mínimo de sensatez, tinha tudo para ser apenas e só um mero fait-divers mais ou menos patético sobre um assunto demasiado sério para ser discutido panfletariamente mas objectiva e deliberadamente Portas e Santana, com a prestimosa colaboração de Sampaio, e gáudio de Louçã e sus muchachos, tranformaram-no no facto político do momento.

Não houve amadorismo, não houve precipitação, foi tudo rigorosamente calculado ao milimetro, tudo. O País, catatónico, a comunicação social, pavloviana, vai todo atrás, como se de repente todos os dramas do País se resumissem a um barco. A questão do Aborto é um drama, um drama demasiado sério, mas não é o maior drama deste país, muito menos resume este País.

Portas e Santana sabem-no perfeitamente, enquanto se debate o barquito não se discute o descalabro das contas públicas, não se discute a reforma da administração pública (adiada sine die), não se discute a reforma do sistema político, da justiça, enfim de tudo o que está mal em Portugal.

Não se discute porque não se quer, porque é incómodo, porque é mais prático pensar e governar a 6/8 meses que a 6/8 anos, não se discute porque de facto não há ideias que não sejam a perputuação de uma e mesma casta no poder.

Num artigo, ontem aqui publicado, de uma lucidez atroz Medina Carreira explicou que na prática e de há muitos anos para cá Portugal anda gerido ao Deus dará. Os números são dolorosamente óbvios - da Europa dos 15 só Portugal, apenas e só Portugal, não efectuou nenhuma reforma estrutural de fundo na última década e não a efectuou porque se dá sempre primazia ao imediato, ao fácil, ao adiar, ao atirar os problemas para debaixo do tapete, em suma à estratégia da avestruz.

E depois para quê ser "cruel" e dizer as verdades ? quando o que , o que rende é ser pragmático, falar e alinhar em "Missões" e "Compromissos" que mais não são que meras e promiscuas vias verdes para um qualquer tacho, subsídio ou negociata...

Enquanto se discute o barco do aborto ninguém fala do Orçamento de Estado para 2005, ninguém fala das reformas que não se farão, ninguém repara no Congresso do PSD que Santana marcou pela calada numa tentativa ínvia de monarquizar o PSD, deixou-se até de discutir a absoluta indigência que caracteriza o processo de sucessção do PS, em suma para quê a realidade quando o que o bom povo de facto aprecia é uma boa novela...

Benvindos pois à era santanista onde tudo - mesmo tudo - se resume a um reality-show. Por estes dias foi o barco do aborto, a seguir eles hão-de inventar outra coisa qualquer...

... e qual moscardo, 365 dias depois, nós cá continuaremos para os denunciar e a agitar consciências, porque a arma mais poderosa é a Verdade.

Entretanto e para os humanistas de aviário que tanto se preocupam com os dramas das mulheres segue o link para o drama real de uma (o link com o NIB correcto para quem quiser dar donativos é este) que nos vem sendo revelado no Púrpura Secreta. Aproveitando a onda, num mundo onde o facilitismo e a eugenia imperam, é imperativo dar uma olhada ao blog de uma jovem, e babada, futura mamã brasileira que não hesita em levar a sua gravidez até ao fim apesar de saber que o seu filho será sempre especial (via um pouco mais de azul).

Publicado por Manuel 01:12:00  

11 Comments:

  1. Gomez said...
    Parabéns aos Fundadores!
    Luís Bonifácio said...
    Graças ao barco do aborto, fui a Barrancos e pela primeira vez nos últimos anos não vi um repórter SIC, nem a focinheira dos amiguinhos dos animais.
    Barrancos estava uma maravilha.
    Zu said...
    Parabéns à Grande Loja, que não leio há 365 dias mas quase. E obrigada pelo link, não por mim, mas pela visibilidade dada a um caso humano que me enternece e faz acreditar que o mundo, afinal de contas, é mais azul do que tantas vezes nos parece.
    Anónimo said...
    Caro Manuel

    Extirpando o facilitismo escusado do último parágrafo e alguns retoques de niilismo descartável, uma reflexão de substância acutilante.

    Observador Divertido
    Leonel Vicente said...
    Parabéns pelo 1º aniversário!

    Continuação de bom trabalho no 2º ano!

    Cumprimentos,
    Paulo Tomás said...
    Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
    Paulo Tomás said...
    Parabéns, pelos buracos criados durante este ano. Afinal queijeiros assim são raros, com nome de flamengo mas com um sabor suiço.
    MJMatos said...
    Parabéns pelo aniversário, apesar de ser um frequentador recente.
    zazie said...
    e não é que passava... Parabéns naquitos!!!
    Médico Explica said...
    Parabéns pelo seu aniversário.
    MP said...
    Ainda que com atraso:
    Muitos parabéns pelo trabalho desses 365 dias!
    A um dos Blogs mais irreverentes, e que, nada, nem ninguém cala! Parabéns!

Post a Comment