"o alfaiate lusitano"

Quem acha que Le Carré exagerou n' O Alfaiate do Panamá (o filme vê-se bem, mas o livro é muito melhor) manifestamente não tem acompanhado Portugal nos últimos tempos.



As últimas são Vitorino poder aceitar ser vice-primeiro-ministro de Ferro (!), sim e leram bem, e o PSD - com Santana Lopes - poder concorrer separado do PP a eventuais legislativas.

Esta última hipótese aventada pelo DN, e logo em manchete, é do mais completo surrealismo. Eu até percebo que uns chico-espertos do PSD sem as peças no sítio para se opor às claras ao Lopes o queiram empalar pela calada, mas daí a acreditar, por instantes sequer, que Santana Lopes é suficientemente parvo para ir, mais o PSD nas presentes circunstâncias, a ir sozinhos a votos é puro e absoluto delírio.

Como já deu para perceber pelas atitudes recentes do PP, e de Portas em particular, este não se vai deixar descartar pacificamente, ponto final. Mais, como se escreveu por estas bandas, muito antes de se sonhar que Durão desertaria, uma lavagem de roupa suja prejudica muito menos o PP que este PSD pela razão muito prosaica de que o PSD é um partido maior e mais generalista e dado que o PP pela sua dimensão pode sempre recorrer a discursos de nicho.

Desengane-se pois quem pense que a propalada amizade entre Portas e Santana impediria ataques directos do PP ao PSD. Portas nisso é implacável, e sabe muito mais que o suficiente...

Ponham o PP a correr sozinho e o primeiro raciocínio de Portas será impedir qualquer bom resultado do PSD, whatever it takes, para logo a seguir em nome do superior interesse nacional se ir oferecer - com a complacência de Sampaio - ao PS de modo a evitar uma coligação deste com o BE...

...E Ferro, sem maioria, nem pestanejará. Uma vez comparsas na cabala, comparsas toda a vida. Foi o PP segurou Guterres, lembram-se ?

ah, e entretanto o Indy tem que ir servindo para alguma coisa, como por exemplo lembrar-nos que, ganhe quem ganhar, o Grande Oriente Lusitano, reconhecida instituição de benificiência e filantropia, ganha sempre.

Publicado por Manuel 03:33:00  

2 Comments:

  1. Anónimo said...
    Realmente, andas a ver filmes a mais. O PS com o PP?? Quem o fizesse morria politicamente para o futuro. A menos que fosse fora do PS...
    Anónimo said...
    Parabéns Manuel por mais uma lúcida análise, só a parte do Indy é que é demasiado generosa, ou dito de outra forma: com essa notícia o objectivo não é a informação do público, o alvo é outro.
    Continue.
    Ass.: Kase

Post a Comment