"filhasdaputice"

De um Anónimo que cita Al-Berto, foi recebido o seguinte postal que se publica...



...eternos os desertos deste país
e o cais de esquecimento onde embarcamos
sempre para lugar nenhum...


Al Berto (Vigílias)

A Justiça é, com certeza, o valor dos valores, aquele a que todos os homens aspiram. Uma Justiça quase divina...

Não a justiça dos processos, onde os golpes, as manobras processuais de todos os intervenientes ataviam o sentido profundo que cada homem, dentro de si comporta.

Não a justiça dos manobradores, dos manipuladores, dos que, ao seu alcance, detêm todos os meios defesa e não só.

Não a justiça dos que, detendo uma parcela minúscula de poder, supõem tal poder como coisa própria, como se a "res pública", aí, constituísse sua propriedade privada.

Não a justiça dos que perseguem o livre pensamento a pretexto de deveres infringidos, perseguem com ar farisaico, publicitando moralismos cretinos e esquecendo que o moralismo é um vício insaciável que se alimenta da sua própria merda, como diria Gabriel Garcia Marquez.

Antes a Justiça do juiz cauto, sereno, respeitador de quem julga.

Do Juiz que, "super partes", com humanismo, encontra no homem que julga um seu concidadão que, também ele, quer ser tratado com justiça, sem as rasteiras dos códigos de processo. Do Juiz com cultura constitucional. Do Juiz que se despe de si próprio. Do Juiz que julga, mas sabendo que presta um serviço público, não ao poder, mas à Comunidade.

O ano da Justiça, ou da justiça(?) finda hoje. Como pode o ano da justiça findar. Ficam ora os cidadãos à espera de justiça? Mas como se pode esperar por Justiça?

E venho eu para aqui, cedinho, como aprecio, e cogito - onde a justiça que fomenta vexames? Públicos e internos? E vergado ao peso de 57 anos e 33 de profissão e com vexames. E penso na tal da Justiça que vai para férias e me deixa na angústia. Eu que "colaboro" na justiça caseira.

À mente, soam-me as palavras de Al Berto...

...eternos os desertos deste país...


Mas que país é este?

o das "filhasdaputice"

Anónimo


Publicado por josé 11:15:00  

0 Comments:

Post a Comment