deve ser esquema de finaciamento partidário, até tresanda a finaciamento partidário mas são todos tão bons rapazes...


A Madeira vai pagar, ao longo dos 25 anos de contrato, quase o quadrúplo do que recebeu antecipadamente da Vialitoral SA pela concessão da exploração e manutenção da ligação rodoviária da zona sul da ilha.

(...) Uma auditoria operacional à concessão, realizada pela secção regional do Tribunal de Contas - com o objectivo de avaliar as responsabilidades assumidas pela região e as contrapartidas por ela obtidas, assim como a qualidade dos serviços da concessionária - apurou que em 2002, primeiro ano das SCUT, o orçamento regional pagou a esta concessionária 44,6 milhões de euros.

A manter esta cobrança média no período do contrato, a Vialitoral receberá um total de 1.115 milhões de euros, ou seja, mais 446 por cento do que pagou pela concessão. Ainda em 2002, além do pagamento das portagens, o governo regional acompanhou o terceiro aumento de capital da Vialitoral subscrevendo acções no valor de 225 mil euros.



O capital inicial de 100 mil euros da Vialitoral SA foi totalmente subscrito e realizado pela região que posteriormente admitiu a participação de privad. Em Dezembro desse ano a estrutura accionista, com um capital social de 18,75 milhões de euros, tinha a seguinte composição: Região Autónoma da Madeira (20 por cento), Somague Engenharia SA (7,2 por cento), Somague Concessões e Serviços SA (4,8 por cento), Construtora do Tâmega SA (15,2 por cento), Tecnovia-Madeira (7,2 por cento), Zagope - Construções e Engenharias SA (7,2 por cento), Tecnorocha (7,2 por cento), Avelino Farinha & Agrela (12,2 por cento) e as entidades bancárias BPI, BCP, BES e Banif, com 4,75 por cento cada uma. Algumas destas construtoras têm por parceiros na Madeira influentes políticos-empresários do PSD e, com a venda da Somague ao grupo Sacyr, esta empresa espanhola passou a participar na concessionária insular.

in Público


Publicado por Manuel 05:19:00  

1 Comment:

  1. Luís Bonifácio said...
    Carissimos irmãos
    Um negócio destes vinha mesmo a calhar aqui para o "Je", e acho que para vocês também. Onde é que se arranja uma coisita destas?

Post a Comment