No Iraque eram palácios...

Euro2004: Endividamento de Braga dificulta investimento em áreas sociais

Lisboa, 20 Mai (Lusa) - O endividamento bancário contraído pela Câmara Municipal de Braga no âmbito do Euro 2004 poderá dificultar o investimento futuro da autarquia em áreas sociais prioritárias, revelou hoje o Tribunal de Contas.

No relatório da auditoria às contas de seis estádios do Campeonato Europeu de Futebol, o Tribunal diz que a autarquia bracarense contraiu diversos empréstimos bancários, no montante total de 89,9 milhões de euros, para "fazer face às necessidades do financiamento do projecto global" que inclui o estádio.

"Especificamente para o custo do estádio, com estacionamento e acessibilidades, o financiamento através dos empréstimos bancários situa-se em cerca de 85,2 milhões de euros", refere a instituição.

Este nível de endividamento irá reflectir-se nos orçamentos da autarquia ao longo dos próximos 20 anos, "podendo dificultar o investimento futuro em áreas sociais prioritárias", alerta o Tribunal de Contas.

"A participação no Euro 2004 implicou para o município de Braga um elevado nível de endividamento, com custos manifestos ao nível dos encargos financeiros assumidos, que representam, a valores actuais, especificamente imputados ao custo do estádio e das acessibilidades directas, cerca de 19 milhões de euros", refere também a instituição.

Publicado por Manuel 15:39:00  

0 Comments:

Post a Comment