"Limiano às Fatias"
sexta-feira, abril 09, 2004
Edição nº 2 – Especial Páscoa
09 de Abril de 2004
Como prometido, directamente da região mais a sul de Portugal, onde o sol marca presença de uma forma indubitável, uma saudação especial a todos os bloggers, que nesta altura estão algures neste outrora reino dos Algarves em busca de um raio de descanso do buliço natural dos nossos quotidianos. Em especial dada a sua menção, ao MarSalgado que se encontra algures por aqui. Boas Férias a todos.
Hospitais da Morte
Depois de na semana passada termos aqui, “adivinhado” a causa das misteriosas mortes ocorridas no hospital de Lagos – “ lote de anestesia adulterado” , a semana revelou-se profícua em desenvolvimentos deste caso. O corporativismo do SIM – Sindicato Independente dos Médicos – aliado a uma Ordem dos Médicos que não perderam a oportunidade de mais uma vez criticarem o uso dos genéricos. Carlos Martins, secretário de Estado da Saúde, encontra-se a conduzir o caso, e afirmou que o assunto não ficaria em “branco” , isto é, sem que as responsabilidades ficassem por apurar. Mas a saúde continua na ordem do dia. Depois de Guimarães – com os tristemente celebres casos de pneumonia adenovirica, Estarreja e Setúbal, segue-se esta semana um caso de infecção por vírus no hospital de Portalegre. Em vesperás de Euro-2004, ficamos a saber que as urgências do Hospital de Coimbra, ficará pronta 5 dias antes do início da competição.
Hospitais S.A.
Para completar o ramalhete o Ministro da Saúde, nega as acusações do alegado desvio de 60 milhões de euros das contas dos Hospitais SA. A seguir com a atenção, ou melhor a seguir o princípio do prescritor-pagador. Um economista no Expresso diz que a nossa economia está em forte recessão. Ou ele escreveu o texto há 1 ano atrás ou não é Economista. A recordar o seu nome Francisco Ramos. (página 23 do caderno de Economia do Expresso) em “As contas dos hospitais SA”.
António Vitorino em Grande Entrevista
Depois de Durão Barroso, curiosa a escolha da RTP em convidar António Vitorino para a segunda grande entrevista de fundo no canal público. Aparentemente o esquecimento do líder da oposição Ferro Rodrigues, a ficar talvez para uma terceira escolha dentro dos possíveis entrevistados. Vitorino foi sóbrio como já nos habituou e revelou toda a sua ambição , não fechando as portas a um regresso a Portugal, a sua ambição centra-se neste momento na Europa.
O Sonho foi desfeito
Depois de ter alertado para os perigos da alienação das empresas portuguesas aos nossos vizinhos espanhóis, José Manuel de Mello, alienou a Soponata. Em casa de ferreiro espeto de pau. Na sobriedade, José Manuel de Mello ainda sonha com as nacionalizações. Para quem defendeu a concentração das empresas estratégicas em donos portugueses, para quem tanto criticou a venda da Somague aos espanhóis da Vallehermoso, a alienação da Soponota é um autêntico tiro no pé, ou melhor na cabeça.
Apanhado da Semana
“O que faria Carlos Carvalhas , a conduzir um automóvel a 225kms/hora numa auto-estrada portuguesa ? “ A resposta é óbvia, estava atrasado para um comício, e quando a missão é a luta do proletariado, não há limites que agarrem a ambição. Nem mesmos os limites da velocidade...
O Terrorismo
Uma figura intimamente ligada ao Abril da nossa sociedade, afirmou há algumas semanas atrás que afinal a solução para resolver os problemas do terrorismo, era a via do dialógo. Poucas semanas depois do “enterro” político de Aznar com a viragem á esquerda de Zapatero, foi descoberta uma bomba em plena linha de alta velocidade entre Madrid-Sevilha, que deveria fazer o mesmo papel que as bombas de Atocha. Na semana passada a polícia madrilena descobriu um comando islãmico em Léganes nos arredores de Madrid, que se imolaram nos momentos antecedentes á sua captura, sendo que posteriormente ficaram reveladas ligações deste comando ao triste 11-M.
O problema é que alguns de nós pensámos que tudo tinha acabado, depois do anúncio da retirada das tropas do Iraque pomposamente anunciado por Zapatero. Zapatero pensou que se fizesse exactamente a contrário que Aznar fez, isso iria de alguma forma conter a fúria terrorista. Toda a esquerda portuguesa pensou que se desse uma face, a fúria terrorista iria parar. Toda a esquerda portuguesa pensou que a simples mudança política fosse suficiente para parar a imolação e as dávidas a Àla.
Infelizmente quando damos uma face, a fúria terrorista, pede ao som de bombas a outra. Enquanto não percebermos isto, não percebemos nada, e sujeitamo-nos a ser os próximos.
Infelizmente quando damos uma face, a fúria terrorista, pede ao som de bombas a outra. Enquanto não percebermos isto, não percebemos nada, e sujeitamo-nos a ser os próximos.
Personalidade da Semana
Obviamente claro. José Mourinho. Depois de tudo o que já fez, e que lhe dará um lugar na história do futebol português, arrisca-se a ser o primeiro treinador a conseguir ganhar, tudo, mas mesmo tudo por um clube. Daqui por uns anos, como hoje falamos da época pré-Pedroto ou da época pré-Eriksoon, falaremos do que era o futebol português antes de Mourinho e como ele ficou depois. Infelizmente a mudança resume-se as quatro linhas.
Queijo Suíço da Semana
A entrevista de Isaltino Morais ao Independente. A não perder.
Sugestão da Semana
Depois do jogo do pinguin, aqui fica a nossa sugestão. Para os que ficaram na cidade, uma ida cinema, para visionar “Belleville rendez–vous” de Sylvain Chomet . Para os que vieram até ao Algarve, as festas sucedem-se um pouco por todo o lado. Destaque para amanhã dia 10, sábado, temos a Casa do Castelo na Praia da Galé com “Páscoa 2004”.
Se é daqueles que gostam de um serão em família, nada como começar a jogar o Monopólio da Abril que um pasquim nacional começou a distribuir. Sinta-se um condutor de chaimite e vá em frente que o regime está pelas últimas.
Se nada disto o cativa, faça como eu, e vá até a praia, onde o sol ainda não suficientemente quente, promete aquecer algumas cândidas mentes deste país.
Se é daqueles que gostam de um serão em família, nada como começar a jogar o Monopólio da Abril que um pasquim nacional começou a distribuir. Sinta-se um condutor de chaimite e vá em frente que o regime está pelas últimas.
Se nada disto o cativa, faça como eu, e vá até a praia, onde o sol ainda não suficientemente quente, promete aquecer algumas cândidas mentes deste país.
Publicado por António Duarte 22:23:00
0 Comments:
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)