Aprende, Felipão...
segunda-feira, abril 05, 2004
A Grande Loja não esconde a sua enorme preocupação quanto às condições da selecção nacional vir a ter sucesso no Euro-2004.
O rol de opções muito duvidosas que têm vindo a ser feitas por Luiz Felipe Scolari já foi aqui várias vezes sublinhado.
Prosseguindo a sua missão de serviço público, a Grande Loja avança com um onze que poderá potencializar as características dos nossos jogadores.
Achamos que, em grande medida, Scolari tem errado nas escolhas individuais. Além da tal questão de não chamar Vítor Baía e Fernando Meira (dois enormes erros), mesmo entre os atletas que convoca poderá haver melhores escolhas para a equipa inicial.
Por tudo isto, o melhor mesmo é que Scolari siga este conselho:
Ricardo; Paulo Ferreira, Ricardo Carvalho, Jorge Andrade e Rui Jorge; Tiago e Costinha; Figo, Deco e Cristiano Ronaldo; Pauleta.
Obviamente que este onze é já condicionado às ausências que Felipão insiste em impingir.
— Ricardo Carvalho tem uma qualidade que não permite outra opção que não seja o de colocá-lo no onze (e a parelha com Jorge Andrade tem a ver com o facto de Couto e Carvalho serem dois centrais muito parecidos);
— Simão é um bom jogador, mas não tem rendido na selecção o que rende no Benfica — daí a nossa preferência por Cristiano Ronaldo (menos experiente, mas mais irreverente e muito mais dotado do ponto de vista técnico).
— Deco ou Rui Costa é das questões mais difíceis de deslindar. Gosto imenso de ambos, mas são muito diferentes e passam por fases, também, muito distintas. Deco tem pormenores geniais, será o melhor jogador do campeonarto português, mas é igualmente verdade que acusa muitas oscilações de forma, dando, por isso, poucas garantias a uma selecção à qual ainda não se adaptou totalmente. Rui Costa perde na comparação técnica e etária com Deco, mas ganha ao portista na leitura de jogo, na excelência do passe e no conhecimento que possui sobre a forma como a selecção gosta de jogar (qualidade fundamental para um playmaker). Escolhemos, neste momento, Deco por nos parecer que Rui Costa não tem fulgor para aguentar 90 minutos num europeu. Mas esta será, talvez, a questão menos polémica, porque qualquer um dos dois tem condições para ser titular.
— Tal como já tínhamos falado há uns dias, não colocamos de parte um cenário de dois pontas-de-lança, dado o excelente momento de forma de Nuno Gomes. Mas é óbvio que nunca seria um modelo a lançar sem ser testado primeiro. Achamos, apenas, que a selecção só teria a ganhar em experimentar, num amigável, a presença simultânea de dois avançados de tanta qualidade como são Pauleta e o «21» do Benfica.
Ressalvados todos estes pontos, a Grande Loja revela o seu onze preferido... contando com os excluídos de Scolari:
Vítor Baía; Paulo Ferreira, Ricardo Carvalho, Fernando Meira e Rui Jorge; Tiago e Costinha; Figo, Deco e Cristiano Ronaldo; Pauleta.
Publicado por André 22:14:00
0 Comments:
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)