A poeira ...

Portugal é um País de pequenos crimes, pequenos patifes e grandes princípios e maiores ilusões.

Ontem, Avelino Ferreira Torres, pela n-ésima vez, fez o que fez, mas desta vez estava lá a televisão. Desde Pacheco a Sampaio que todos acharam bem pronunciar-se, mas o facto é que foi um incidente menor.

Quantas vezes João Loureiro, putativo candidato a eurodeputado do PSD, já fez figuras destas ? E o Major ? E quantas vezes Alberto João Jardim, ou o inefável Jaime Ramos, apelaram à desobediência civil?



Avelino Ferreira Torres não incomoda as boas consciências dos salões lisboetas muito menos as dos senhores da guerra, porque não passa de um cromo,  como não incomodava Fátima Felgueiras, muito menos o Bibí da Casa Pia, que não o Outro - banqueiro -  e o agora, descoberta do 24 Horas, pedófilo compulsivo Jorge Ritto. São todos a poeira do sistema que se toleram, mais ou menos à distância, e que se deixam fugir ou abater caso causem incómodo de maior.

Sobre o Avelino, o nosso Ministro da Administração Interna anuncia um inquérito depois de ter anunciado antecipadamente o resultado do mesmo (o sistema funcionou), o PP recordou que o seu senador agiu como dirigente desportivo e não como seu militante, já a Liga dos Clubes não o puniu porque desde sexta (curioso timing) que o homem já não é dirigente e, Sampaio veio abrir a boca para não dizer nada excepto recordar-nos que a pouca vergonha ocorreu mesmo. Durão esse coitado "não viu".

Entretanto ninguém se incomoda com um deficit coberto a 80% com receitas extraordinárias, com as negociatas imobiliárias entre o Ministério da Defesa de Portas e a CML de Santana, com as notícias que dão conta de meio milhão de desempregados, etc, etc, etc ...

Avelino pesa mais que tudo isto!

Ontem, no seu  suplemento de economia o Público  tinha  uma crónica que se iniciava assim ...

Edifício vendido por 90 mil contos quando o preço base era 800 mil
Ex-director de Finanças de Lisboa Foi Poupado no Caso Lanalgo
Segunda-feira, 01 de Março de 2004

Depoimentos do próprio processo disciplinar, juntos à contestação de um dos funcionários punidos, aludem que José Maria Pires participou em decisões desde a escolha da leiloeira até à venda do imóvel

O instrutor do processo disciplinar a quatro funcionários tributários relacionado com o caso Lanalgo, excluiu o ex-director de Finanças de Lisboa dos responsáveis, apesar de este ter admitido, em depoimento, que acompanhou o caso com os visados e de estes terem declarado nos autos que o director participou em todas as decisões. Actualmente, o ex-director é assessor do instrutor do processo, o subdirector-geral José João Duarte responsável pela tributação do património. (...)

Continuando a falar de poeira, hoje, e enquanto se debatia o aborto na Assembleia, Francisco Louçã descobre uns escritos - antigos - de Portas sobre a matéria, e onde este era um "bocadinho" mais flexível que agora que só usa fatos da mais fina cachemira.

Do que Louçã disse de Portas, há uma frase e uma só frase a reter - "as pessoas podem mudar de ideias mas nunca de princípios", ora, nestes dias em que o PSR e a UDP formalmente se extinguem para dar lugar ao Bloco, talvez não fosse desapropriado que alguns daqueles que olham com excessiva complacência essa esquerda inofensiva e engraçada pensassem duas vezes.



Porque eles não mudaram, apenas aprenderam a camuflar-se melhor
...

Publicado por Manuel 23:20:00  

0 Comments:

Post a Comment