cegos

Francisco José Viegas chama-lhes a "patrulha ideológica", uma designação tão boa como outra qualquer...

Mas o facto é que para uma esmagadora maioria da nossa inteligentzia é muito mais confortável, imperativo até, ver o mundo a preto e branco de uma forma mais ou menos maniqueísta. De um lado estão os bons, de outro lado os maus, de um lado a esquerda e do outro a direita, "uns" contra os "outros".

Como nos bons velhos tempos da Guerra Fria é o lado oposto que é suposto justificar a existência do nosso lado. É assim o nosso Portugal.

Não há bem, nem mal, há direita e esquerda, não há debate, há trincheiras, não há pactos de regime, apenas acordos por debaixo da mesa.

É o charme irresistível da grande hipocrisia.

Alguém falou em debates políticos sérios ? Vão ocorrer eleições europeias - ganhe quem ganhar, Portugal já perdeu...

Entretanto uma voz amiga fez-nos chegar o úlltimo Tal & Qual. Parece que temos sido injustos com Avelino Ferreira Torres que pela primeira vez a Justiça conseguiu fazer chegar a julgamento, afinal a defendê-lo vão estar Fernado Seara, Narciso Miranda, Luís Filipe Menezes e um Juiz Desembargador de Guimarães... Estamos todos mais descansados.

Vasco Pulido Valente falou ontem no DN sobre o Bloco de Esquerda, anteontem sobre os fundamentalismos. Quem acha que os dois temas não estão ligados não aprendeu nada com a história do século XX.

Publicado por Manuel 01:17:00  

0 Comments:

Post a Comment