Os meus domingos*

Os domingos são sempre bons. Além de ir à missa – sempre acompanhado pelo fotógrafo da terra, que também faz casamentos e baptizados – gosto de ler os jornais domingueiros. Hoje não podia deixar de comprar o Correio da Manhã, e ler uma profunda entrevista ao Rui Teixeira.

Entrevista essa que me fez recordar as longas sessões com um psicólogo – para o qual fui encaminhado por um conjunto de professores do liceu - que garantiam que eu era um terrorista -  que ao princípio ser achei ser um pouco abichanado até pelas perguntas que fazia. Na primeira sessão, disse-me para me sentar no sofá. Sentei-me e ficamos a conversar. Já na segunda, disse-me para sentar e para por à vontade. Aí, saí disparado, dizendo ao tipo que comigo não fazia farinha. A questão resolveu-se quando comecei a ser seguido por uma psicóloga. Nunca protestei quando ela dizia: «fique à vontade».

Enfim....Isto tudo para dizer que o diálogo entre o juiz e o jornalista é tão vazio como o próprio juiz. Se a intenção era dar a conhecer o lado humano do Rui Teixeira, então a conlusão é simples: o homem é inócuo e o jornalista, enfim, cada um que pense o que quiser....



Eis algumas passagens ...

Correio da Manhã - Como se define como pessoa?

Rui Teixeira - Francamente, não sei. É uma questão que deve ficar ao critério dos outros. Fazer esse tipo de introspecção é um bocado difícil.
(....)

CM - Canta no duche?

RT - Não estou lá para fazer sala.

Nota - Ficou por perguntar que champô usa, se faz algum tratamento capilar, se se esfrega bem, se gosta de hidromassagem, jacuzzi, banho turco, sauna, etc. A curiosidade do jornalista...Hum....

(...)

CM – Prato preferido?

RT - Um bom cozido à portuguesa e tudo aquilo que seja alentejano. Tudo coisas que me fazem mal e não como.

CM - Acompanhado com que bebida?

RT - Sempre água.

Nota - Esta custa! Comer cozido e tudo o que é alentejano com água??? Vá lá....não desce nas sondagens se disser que gosta de uma boa pinga....

(...)

CM - Que recordações tem desse tempo (escola primária)?

RT - As brigas em que me metia, as chatices que dava aos meus pais, as batatadas em que andava.

Nota - É o velho problema da infância problemática. Tal como eu, o juiz andava à batatada. Inspirado no Rocky IV, eu gostava de chamar a atenção das miúdas e vai daí, não havia recreio em que não houvesse molho. A coisa complicou com a introdução das «naifas» e das «borboletas», mas isso fica para outro post.

(...)

CM - Tímido ou extrovertido?

RT - Tímido

Nota - Lá está a lenga-lenga do meu psicólogo. Este jornalista do CM.........

(...)

CM - Actor preferido?

RT - Harrison Ford

CM - Actriz?

RT - Nenhuma.

Nota - A coisa complica-se……

(...)

CM - Tinha medo do escuro quando era criança?

RT - Não

Nota - Põe-te ao fresco!!Olha o que eu te digo!!!!!





Frases de Rui Teixeira a reter

«Não posso dizer que era um bom aluno. Acabei o curso com média de 12»

Melhor Nota: «Um 15 ou 16 a Direito Internacional Privado»

Pior Nota: «Um 10 a qualquer coisa, dado que negativas nunca tive»

Nota:  terá sido à cadeira de Direito Processual Penal ?

Conclusão - Será que depois desta entrevista, o pai de Rui Teixeira vai dizer: «O que foste fazer, filho!»

*Título plagiado, copiado, a António Lobo Antunes

Publicado por Carlos 12:39:00  

0 Comments:

Post a Comment