A caminho de 4 de Novembro (XLV): Obama nove pontos à frente
domingo, outubro 12, 2008
BARÓMETRO DIÁRIO GALLUP:
-- Barack Obama 51%
-- John McCain 42%
COLÉGIO ELEITORAL
-- Vantagem Obama 277
-- Vantagem McCain 158
-- Em aberto: 103
(faltam 23 dias)
Publicado por André 15:18:00
3 Comments:
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Não se esqueça que Obama já foi escrutinado em todos os estados americanos, nas primárias, e os resultados estão à vista: arrecadou 34 estados, o dobro dos de Hillary. Ganhou em todos os pontos da América, sobretudo nas zonas consideradas mais racistas.
Como? Porque tem características muito especiais (ainda hoje se questiona se é mais negro ou mais branco...) e, sobretudo, porque não se assume como candidato étnico: fala para todos os segmentos e obtém votações expressivas em todos eles.
Mais: uma recente sondagem CNN/ORC mostrou que o factor raça só será relevante para cerca 8 por cento do eleitorado, sendo que, desses oito por cento, mais de metade considera que o facto de ser negro vai favorecer Obama.
Agora, é evidente que haverá uma franja de eleitorado que não tem coragem de admitir que é racista, mas, no segredo da cabina de voto, não será capaz de votar num negro.
Todos os dados até agora, no entanto, apontam para que essa franja será residual. Quanto? 1%? 2%? 5%? Ninguém sabe responder. Mas não será mais do que isso, certamente.
E a verdade é que Obama tem uma vantagem superior a isso, neste momento...