A caminho de 4 de Novembro (XLV): Obama nove pontos à frente

BARÓMETRO DIÁRIO GALLUP:

-- Barack Obama 51%
-- John McCain 42%

COLÉGIO ELEITORAL
-- Vantagem Obama 277
-- Vantagem McCain 158
-- Em aberto: 103

(faltam 23 dias)

Publicado por André 15:18:00  

3 Comments:

  1. maloud said...
    Em tudo quanto é jornal europeu leio artigos sobre o efeito Bradley. Gostaria de ouvir a sua opinião.
    André said...
    O efeito Bradley é sempre uma hipótese, mas creio, sinceramente, que, mais de 20 anos depois, será muito menos relevante.

    Não se esqueça que Obama já foi escrutinado em todos os estados americanos, nas primárias, e os resultados estão à vista: arrecadou 34 estados, o dobro dos de Hillary. Ganhou em todos os pontos da América, sobretudo nas zonas consideradas mais racistas.

    Como? Porque tem características muito especiais (ainda hoje se questiona se é mais negro ou mais branco...) e, sobretudo, porque não se assume como candidato étnico: fala para todos os segmentos e obtém votações expressivas em todos eles.

    Mais: uma recente sondagem CNN/ORC mostrou que o factor raça só será relevante para cerca 8 por cento do eleitorado, sendo que, desses oito por cento, mais de metade considera que o facto de ser negro vai favorecer Obama.

    Agora, é evidente que haverá uma franja de eleitorado que não tem coragem de admitir que é racista, mas, no segredo da cabina de voto, não será capaz de votar num negro.

    Todos os dados até agora, no entanto, apontam para que essa franja será residual. Quanto? 1%? 2%? 5%? Ninguém sabe responder. Mas não será mais do que isso, certamente.

    E a verdade é que Obama tem uma vantagem superior a isso, neste momento...
    maloud said...
    Fico mais descansada :}

Post a Comment