os corvos e as gralhas

“(...) se fosse outro o ambiente vivido nas terras portuguesas, se não se tivessem praticado, a nível político, legislativo e administrativo, tantos erros imperdoáveis, que se pretenderam, forçando a natureza, mudar a feição própria do nosso viver. Talvez a lamentável tragédia do sequestro de ontem ( quinta-feira, dia 7) acabe por servir de aviso salutar.”

Quem assim escreve, no O Diabo de hoje, é um salazarista convicto que nunca renegou as suas crenças nas virtualidades de um regime que afeiçoou: o Prof. Soares Martinez, que teve cátedra na faculdade de Direito de Lisboa.

Será este o discurso da Direita que ainda podemos ler? Se for, concordo com a Direita.

E o contrário, será ideia de Esquerda? E se for, concluiremos que temos legislação penal de Esquerda, em Portugal?
Pois, forçoso e lógico, será concluir que...sim. E falhou. Falharam os pressupostos de uma crença, inabalável, nas virtualidades do ser Humano e na sua invencível capacidade de regeneração social e integração recuperada nos valores que fazem parte do património de todos. Sendo essa a filosofia do Código Penal, será essa a filosofia que deve ser?

Terá já chegado a altura do balanço definitivo e da reforma que se impõe, entregando-a aos estudos de outrém- que não os do costume?
Estará a escola de Direito penal de Coimbra, preparada para as críticas? Assume-as? Entende-as, ao menos? Será capaz de reformular ideias erradas, demonstradas nos resultados funestos das leis que apadrinham e gizam, em cópias do estrangeiro?
Ou pelo contrário, vão continuar a fazer como a avestruz e esconder a cabecinha pensadora nos labirintos do Instituto Jurídico, com as suas associações de direito privado e sem fim lucrativo a funcionar em edifício públicos e centenários, de escola antiga e com regalias e privilégios inegáveis e sem paralelo noutros sectores? Tudo ao abrigo de qualquer risco ou insegurança de emprego que, aliás, reservam para os assistentes proletarizados?

Leiam ao menos a Newsweek desta semana. Há um artigo sobre Harvard e o novo paradigma do ensino universitário. O nome a atender, é Michal Crow. O Corvo. E os brasileiros já deram por ele.

Publicado por josé 16:20:00  

3 Comments:

  1. PJMODM said...
    Concordo com o comentário, sobre o produto do conhecimento jurídico nacional, e os seus belos resultados.
    Não me parece que exista efectivo contraditório de uma hipotética direita jurídica preocupada com a responsabilidade individual e assumindo a necessidade de regulação dos conflitos (ideia abjurada) entre interesses subjectivos e colectivos. Recorde-se que o actual código penal foi uma encomenda do ministro antunes varela, que apenas por contingências não foi o código do Estado Novo sendo um código da democracia um ppouco no género da rebaptizada ponte 25 de abril. CP elaborado por uma comissão (obviamente de confiança politica), cujo «debate» é elucidativo sobre a excelência e pluralidade jurídica do Portugal de então, como o de agora, com excelsos representantes de vários corpos além do académico (com os explicítos e implicítos venerandos e obrigados).
    A arrogância provinciana de então e de agora, não se comove com a desadequação dos textos mal traduzidos (e traídos) e muito menos se confronta com um eventual dever de dar forma de lei aplicável à vontade democrática (é preferível consolidar ideias feitas através de leis más e com várias garantias que obstem à eventualidade de alguns idiotas julgarem que a dita é para ser aplicada a todos, sendo o sentido de «comunidade jurídica» uma dessas garantias de preservação da normalidade).
    São leis da normalidade que naturalmente têm dificuldade em lidar com o «lumpen» e as suas fronteiras (aí sim existe alguma diferença entre as direitas e as esquerdas nacionais, nenhuma sabe como regular normativamente o fenómeno mas aquela, pragmaticamente, prefere nessas matérias deixar margem de acção às polícias).
    josé said...
    pjmodm:

    É de comentadores como o seu caso, que ando sempre à busca nos blogs.

    Ninguém, em Portugal, que conheça e nos media, tem feito esse género de análise que leio. E no entanto, haverá dezenas de pessoas capazes de a fazer, com saber e proficiência.

    Este debate é urgente e necessário e nem sou eu a pessoa indicada para o alimentar. Sou apenas um diletante que se apercebe do nosso Estado a que chegamos.

    Não me conformo com o discurso dos Costas Andrades que por aí andam, embora os respeite intelectualmente, acima dos Ruis Pereiras. Muito acima, aliás.

    Obrigado pela atenção. Não se contenha nas críticas e acrescente algo mais, se lhe aprouver.

    Se entender, até publico um postal, se mo enviar para jmvc@sapo.pt
    FMS said...
    Um pequeno grupo de 344 jovens, alegadamente pertencentes a um sortido de minorias étnicas, acercou-se hoje dos clientes de um hipermercado, com intenções que permanecem por esclarecer. Os jovens, todos de arma em punho, deslocaram-se pacificamente e sem perturbar a ordem até ao Continente da Amadora, onde, uma vez chegados, encetaram um projecto de animação multicultural, patrocinado pela Junta de Freguesia da Cova da Moura em sinergia com o ACIDI de Rosário Farmhouse, ao longo de duas horas. Ainda no mesmo local, cerca das 19 horas, o INEM registou 40 feridos ligeiros, 20 feridos graves, 3 em estado crítico, e dois mortos de etnia caucasiana. Tendo recolhido os elementos que foi possível apurar no local, as autoridades, GNR, PSP e PJ revelaram-se "contentes por lhes ter sido possibilitado seguir a Nova Cartilha Pacifista", uma vez que, como é tautológico, ao grupo de jovens não pode, a priori, ser imputada qualquer intenção agressiva, muito menos implicitude nos incidentes que ali terão ocorrido horas depos da sua partida. Fernanda Câncio, Daniel Oliveira e João Miranda já se congratularam em directo na Televisão do Aparelho por mais este passo em direcção ao pluralismo.

Post a Comment