A caminho de 4 de Novembro (XIX): Obama três pontos à frente

SONDAGEM FOX/OPINION DYNAMICS POLL

-- Barack Obama 42
-- John McCain 39
-- Outros+indecisos 19

(faltam 74 dias)

Publicado por André 15:45:00  

3 Comments:

  1. maloud said...
    Sempre é o Biden como V. previa.
    Entretanto esta semana li que o Obama tinha sido ultrapassado nas sondagens.
    André said...
    Obama mantém a liderança na média das sondagens, mas a vantagem reduziu substancialmente em Agosto, como temos vindo a reportar.

    O Público fez anteontem primeira página com «McCain ultrapassa Obama», o que é, simplesmente, desinformação, dado que se baseia em apenas UMA sondagem que dá cinco pontos de avanço ao republicano, contra dezenas de sondagens que, nos últimos meses, dão sempre vantagem ao democrata.

    Outra questão, mais relevante, tem a ver com os estados decisivos, como temos referido: aí, sobretudo no Ohio, poderá estar a decisão.

    Falta muito até 4 de Novembro. Haverá as convenções, os debates, os comícios finais, mas começa a ser possível o cenário de 2000: o democrata com muito mais votos populares, o republicano eleito com mais votos do Colégio Eleitoral... Tal cenário é plausível, porque nos grandes estados (Califórnia, Nova Iorque, Nova Jérsia, Illinois) os democratas têm vantagens enormes.

    Mas estados com menos expressão eleitoral podem marcar a diferença e, aí, os republicanos continuam a ter alguma vantagem. Em breve, faremos um post especialmente dedicado ao tema...
    André said...
    Este comentário foi removido pelo autor.

Post a Comment