A caminho de 4 de Novembro (VIII): as «shortlist» de McCain e Obama para vice-presidente
quarta-feira, julho 30, 2008
Aproximam-se as escolhas de John McCain e Barack Obama para os lugares de vice-presidente.
Há, como é costume, muitos nomes atirados nestes meses. Aqui ficam as shortlists dos cinco nomes mais prováveis para cada um dos campos. Por estar ordem de probabilidades:
MCCAIN
-- Tim Pawlenty, governador do Minnesota, dá juventude ao septuagenário McCain
-- Mitt Romney, ex-governador do Massachussets, dá credibilidade económica e entra no eleitorado mais conservador
-- Mike Huckabee, ex-governador do Arkansas, ajuda McCain a penetrar no eleitorado religioso
-- Joe Lieberman, senador pelo Connecticut, o grande aliado de John na batalha pela segurança interna e um trunfo arrebatado ao campo democrata (para mais, é judeu, segmento em que os republicanos têm sempre dificuldades)
-- Bobby Jindal, governador do Luisiana, tem dois trunfos de peso: é muito jovem (37 anos) e dá um ar de abertura étnica (é filho de emigrantes indianos)
OBAMA
-- Joe Biden, senador pelo Delaware, líder do Comité de Relações Externas do Congresso, dá solidez e experiência em política internacional ao inexperiente Barack
-- Tim Kaine, senador pela Virginia, ajuda Obama a melhorar resultados na classe branca trabalhadora
-- Kathleen Sebelius, governadora do Kansas, pode compensar as dificuldades de Barack no eleitorado feminino (feridas da guerra com Hillary)
-- Bill Richardson, governador do Novo México, ajuda Barack a vencer no eleitorado latino e foi decisivo nas primárias, ao escolhê-lo, em detrimento da sua velha amiga Hillary
-- Evan Bayh, senador pelo Indiana, será trunfo na conquista do classe média-baixa branca (um dos problemas de Barack), para mais vindo de um apoiante de Hillary
Nota:
-- achamos quase impossível que Obama escolha Hillary Clinton. Seria um grande erro: Barack pode segurar a maioria do eleitorado de Hillary pelos seus méritos. Se for obrigado a convidar Hillary para sua vice, será um sinal de fraqueza.
Publicado por André 15:26:00
Contudo, ganhando ou não, ela para ele, vai constituir sempre uma pedra no seu sapato...
E com isso ele terá de lidar, preferencialmente de modo inteligente ...
Bj
Maria