um passo muito pequeno

Discretamente, Sócrates deu neste início de ano um passo na estratégia que considera infalível de conseguir nas próximas legislativas uma nova maioria absoluta. Ao anunciar a abertura do processo de licenciamento de um novo canal - em sinal aberto - de televisão, Sócrates acha que assim vai manter tudo e todos num suave respeitinho. A lógica é simples e cristalina - a comunicação social encontra-se num processo de concentração acelerada, onde os grandes grupos ou já tem licenças de TV ou querem uma. Os que querem uma - A Olivesdesportos (TSF/JN/DN/24 horas) e a Cofina (Correio da Manhã/Sábado/etc) vão naturalmente conter-se (ainda mais), os que já as tem, gramam com a ameaça velada de que piam muito há sempre a hipótese de privatizar a RTP/1 ou a 2: reduzindo assim as receitas da TVI e da SIC... No papel é perfeito, na prática vamos ver. A História tem demonstrado que as sociedades dão-se mal em ambientes asfixiados e artificiais. Sócrates acha que ganha ao 'controlar/filtrar' a percepção que as massas tem da realidade, a curto prazo talvez, no longo prazo, será tão somente o descrédito absoluto no 'sistema'. Sem jornalistas/orgãos de informação em quem confiar , sem 'referências' dignas desse nome, o relativismo conjuntural vai inevitavelmente fazer o poder cair na rua. Daí até à emergência do populismo mais rasteiro vai um passo, um passo muito pequeno...

Publicado por Manuel 12:44:00  

2 Comments:

  1. josé said...
    O jornal La Repubblica de 2.1.2008, no seu suplemente R2, publicava um estudo social da School of Management do Politecnico di Milano ( nada a ver com o pindérico ISCTE ou os ainda mais pindéricos politécnicos que pululam por este Portugal fora) que lhe permitia titular:

    Uma ricerca sostiene che ormai gli italiani preferiscono il web. E il guru Negroponte ci spoega come cambierá il nostro futuro.

    Os italianos, já, agora mesmo, segundo a pesquisa sociológica, preferem a Rede 2.0.

    Deixem-nos poisar...
    Laoconte said...
    Muito bem analisado a jogada.

Post a Comment