Os manipuladores

A Ota, até há uns meses, era o sítio indiscutível para a construção de um novo aeroporto. O Governo já tinha escolhido e a decisão já era publicamente entendida como irreversível. A margem ao sul do Tejo, “jamais” seria o local, destinado a alternativa viável à escolha já feita.
O alarido na opinião pública e as críticas de entendidos, fizeram recuar o retórico “jamais”, para a zona pantanosa de saltos em pocinhas e num ápice que durou o tempo de alguns estudos, com prós e contras de permeio, estacionou no espaço, antes inóspito, do “peut-être”.
Há tempos, a CIP entregou um estudo, defendendo o aeroporto na zona, antes desértica, de Alcochete. Os adeptos do “jamais”, ficaram à espera, enquanto se deitavam foguetes meridionais.
Saíram agora à praça pública, disparando na direcção da oposição e armados de um estudo da RAVE, “a instituição pública para a alta-velocidade”, que supostamente “arrasa”, o estudo da CIP.
O estudo da RAVE, encomendado pelo ministro Lino, das obras, publicitado no Expresso de Sábado, teve continuidade no Público de Domingo.
Hoje, o director do Público, em editorial, vem aclarar o sentido e alcance do tal estudo putativamente arrasador da credibilidade da CIP. Diz que afinal, o estudo é apenas uma série de notícias, sem documentos de sustentação e ainda por cima suspeito de funcionar como manobra de spin, para desacreditar a CIP, em matérias de pormenor. E dá exemplos concretos, acerca da má-fé e incorrecção objectiva, nos dados estatísticos e factuais.
JMF afirma mesmo que a “instituição pública” não actuou de modo transparente como o fez a CIP e apenas transmitiu notícias aos jornais, destinadas a manobrar a opinião pública.
Como habitualmente, porém, há sempre aqueles que se comanditam no descrédito, em parcerias público-privadas que por vezes se revelam autênticos logros. Antes porém, não poupam na adjectivação do adversário: "ridículo", "bizarro" , "ligeiro", "pseudo-estudo", etc. Do lado do poder apaniguado, tudo fica no registo mais que excelente da ponderação competente e indiscutível.
Quem falou em ridículo?

Publicado por josé 10:22:00  

1 Comment:

  1. Burns said...
    por favor , nao chame o vital moreira para esta conversa
    o homem tem tanta vergonha das patetiçes que diz que nem aceita comentarios

Post a Comment