Observatório 2008: Rudy é favorito, mas...


A um mês e uma semana do caucus do Iowa, que servirá de arranque para as primárias, a corrida republicana nunca esteve tão indefinida como está agora.

Rudy Giuliani continua à frente, mas mantém uma vantagem escassa, que raramente ultrapassa os dez pontos sobre o segundo classificado, nas sondagens a nível nacional.

O mais curioso é que, neste momento, é difícil apontar quem é o mais temível desafiador da liderança de Rudy: até há duas semanas, parecia ser Fred Thompson, mas o ex-senador do Tennessee está a fazer uma campanha frouxa – aliás, desde que é candidato oficialmente, perdeu terreno, pelo que alguns analistas consideram que mais valia que tivesse mantido a sua candidatura em suspense…

John McCain, depois seis meses terríveis, está a operar uma lenta recuperação e já aparece, em vários estudos, no segundo lugar. Mas McCain continua muito fraco nos estados de arranque e não dá mostras de ter chama suficiente para chamar a si a nomeação.

Mitt Romney é a grande incógnita desta eleição: mantém vantagens confortáveis no Iowa e em New Hampshire, os dois primeiros estados, está a disputar a liderança (com Fred Thompson) nas primárias da Carolina do Sul, mas as sondagens a nível nacional continua a dar-lhe números muito abaixo dos de Rudy e, mesmo, atrás de McCain e Thompson.

Aliás, Romney é o único de todos os candidatos – democratas e republicanos – ainda com hipóteses de vitória que não consegue ter um índice de popularidade positivo. Vejamos:

-- RUDY GIULIANI 55/32 = +23
-- BARACK OBAMA 53/30 = +23
-- JOHN EDWARDS 50/31 = +19
-- JOHN MCCAIN 47/34 = +13
-- HILLARY CLINTON 52/45 = +7
-- FRED THOMPSON 29/28 = +1
-- MIKE HUCKABEE 18/18 = 0
-- MITT ROMNEY 28/31 = -3
(fonte: USA Today/Gallup)

Rudy Giuliani partilha com o senador democrata do Illinois, Barack Obama, a melhor taxa de popularidade entre os candidatos que ainda podem sonhar com a Casa Branca. Apesar das dificuldades que está a sentir em alguns estados iniciais, esse factor poderá pesar muito na hora da decisão.

Aqui ficam os números mais recentes da corrida republicana a nível nacional:

-- Giuliani 33
-- McCain 17
-- Thompson 12
-- Romney 8
-- Huckabee 8
-- Outros 7
-- Indecisos 15
(fonte: Fox News/Dynamic Polls)

Publicado por André 18:31:00  

1 Comment:

  1. Luís Negroni said...
    Rudy é fascista, Rudy põe polícias e câmaras em todo o lado, Rudy é mau.

Post a Comment