Observatório 2008: olhos postos no Iowa

Mitt Romney: o ex-governador do Massachussets está muito bem lançado para vencer os dois primeiros estados - será que esse impulso lhe permitirá inverter a desvantagem que continua a acusar no plano nacional?

O caucus do Iowa será o primeiro grande teste para os candidatos à Casa Branca. A pouco mais de um mês dessa primeira votação a sério, vale a pena apalpar o pulso à média de todas as sondagens feitas naquele pequeno estado. E é curioso verificar que as tendências são bem diferentes daquelas que apontam as sondagens no plano nacional...

REPUBLICANOS
-- Mitt Romney 27.8
-- Mike Huckabee 20.3
-- Rudy Giuliani 13.7
-- Fred Thomspon 11.7
-- John McCain 6.5
-- Ron Paul 4.6

DEMOCRATAS
-- Hillary Clinton 27.2
-- Barack Obama 24.8
-- John Edwards 21.8
-- Bill Richardson 10.3
-- Joe Biden 4.2

Assim, no campo republicano, o front-runner, Giuliani, parece estar quase condenado a perder o Iowa para Romney e é, surpreendentemente, ultrapassado por Mike Huckabee, que é apenas quinto nas sondagens nacionais, mas está a jogar tudo num bounce que o Iowa lhe pode dar para o resto da corrida.

Fred Thompson, que arrancou tarde, não tem hipóteses de sonhar com uma vitória no Iowa e parece já estar a olhar para o New Hampshire, onde disputa o segundo lugar com Giuliani e, sobretudo, para a Carolina do Sul, onde disputa já a liderança, com Romney.

Muito preocupantes são os números de John McCain no Iowa. O histórico senador pelo Arizona parece que estará mesmo a pagar caro o apoio à estratégia final de Bush para o Iraque.

No lado democrata, se Hillary tem passeado, no plano nacional, uma vantagem de mais de 20 pontos, o mesmo não acontece no Iowa. Obama já percebeu que a sua última hipótese de operar a reviravolta é vencer no Iowa -- e está a apostar todas as fichas nesse primeiro estado.

Uma sondagem ABC/Washington Post deu, há poucos dias, a liderança ao senador do Illinois no Iowa, com 30 por cento, mais quatro do que Hillary -- mas, ainda assim, a média ainda favorece Hillary.

John Edwards, que até há dois meses liderava no Iowa, está a perder terreno, numa consequência do terceiro posto a nível nacional.

Publicado por André 01:15:00  

0 Comments:

Post a Comment