Utopia


A Polícia Federal já prendeu nesta quinta-feira durante a "Operação Navalha" 43 pessoas acusadas de fraudes em obras públicas. Entre os presos estão o deputado distrital Pedro Passos (PMDB), o ex-governador do Maranhão José Reinaldo Tavares (PSB), o secretário de Infra-Estrutura de Alagoas, Adeílson Teixeira Bezerra, e o diretor do Detran de Alagoas.A operação foi deflagrada hoje pela manhã para desarticular uma organização criminosa que atuava desviando recursos públicos federais e é realizada nos Estados de Alagoas, Bahia, Goiás, Mato Grosso, Sergipe, Pernambuco, Piauí, Maranhão, São Paulo e no Distrito Federal.A ministra Eliana Calmon, do STJ (Superior Tribunal de Justiça), expediu mais de 40 mandados de prisão preventiva e 84 de busca e apreensão.Segundo a PF, a empresa Gautama, em Salvador (BA), operava a organização criminosa infiltrada no governo federal e em governos estaduais e municipais.


O objetivo da quadrilha, de acordo com a Polícia Federal, era a obtenção de lucros através da execução de obras públicas, organizada e estruturada para a prática de variados delitos, como fraudes em licitações, corrupção passiva e ativa, tráfico de influência e lavagem de dinheiro.Segundo a PF, que iniciou as investigações em novembro de 2006, a quadrilha desviou, em nível federal, recursos do Ministério de Minas e Energia, da Integração Nacional, das Cidades, do Planejamento, e do Dnit (Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes).


Já em nível estadual, houve fraudes nos Estados de Alagoas, Maranhão, Sergipe, Piauí e no Distrito Federal; e em nível municipal, nas cidades de Camaçari (BA) e Sinop (MT).Cerca de 400 policiais federais participam da operação. Além dos mandados de prisões e de busca e apreensão, a ministra determinou também o bloqueio de contas e a indisponibilidade dos bens imóveis dos integrantes do esquema, e que todos os presos sejam encaminhados a Brasília.

Publicado por Carlos 18:23:00  

2 Comments:

  1. pandacruel said...
    Em Junho de 2006, encontrei, numa noite, a meio do Atlântico, a 11 mil pés de altitude, o dr. Farias, presidente da Associação (brasileira?)Internacional de Criminologia, que me disse, do alto dos seus 80 anos, que o mal do Brasil eram... os penalistas - como comentar isto?
    Arrebenta said...
    Tal como cá.
    Quer conhecer as novas regras da Blogosfera?...

    http://braganza-mothers.blogspot.com/2007/05/dez-prolegmenos-editveis-em-forma-de.html#links

Post a Comment