Observatório 2008: Obama Rocks!

Barack Obama: a campanha do senador pelo Illinois não pára de crescer e há quem acredite que a liderança de Hillary começa a estar em risco


Obama a subir, Hillary a perder estatuto de invencível e Giuliani cada vez mais à frente de McCain.

É esta a actual tendência das primárias norte-americanas para 2008. «Obama rocks!» é um lema seguido por cada vez mais entusiastas do Partido Democrata. Barack está a conseguir ultrapassar todas as etapas para se afirmar como principal challenger de Hillary na corrida para a nomeação democrata.

Com o apoio de vários sectores da sociedade americana, Obama tem provado ser um candidato fortíssimo, com o seu carisma a chegar a nível de exaltação colectivos.

Barack está a subir em terrenos que muitos analistas consideravam que dificilmente atingiria e, ao que consta, já resolveu a «tal» questão de não penetrar com tanta facilidade assim no seu eleitorado mais natural: os negros.

Há poucas semanas, os estudos mostravam que Hillary batia Obama junto dos negros, aproveitando, ainda, o capital de simpatia conquistado durante os dois mandatos de Bill Clinton, junto dos afro-americanos.

Recentemente, Obama já passou à frente de Hillary entre os negros. A ex-Primeira Dama ainda lidera a corrida democrata, mas viu a sua vantagem reduzida para números que já permitem acreditar numa acesa luta até ao fim.

Mas há um factor que ainda não está fechado: Al Gore. O recém vencedor de um Óscar de Hollywood mantém níveis de popularidade elevados e há quem garanta que o ex-vice de Bill Clinton está a deixar arrefecer este fenómeno Hillary vs Obama e se prepara para anunciar a candidatura lá para o Outono.

Se tal acontecer, é provável que se intrometa entre os dois front-runners, alternado, por completo, os dados...

No lado republicano, Rudy continua a surpreender: mantém-se com um avanço acima dos dez pontos, por vezes perto das duas dezenas e vai aproveitando os deslizes de McCain. O senador do Arizona está a ser muito penalizado pelo seu apoio ao aumento do número de tropas no Iraque e há uma grande fatia do eleitorado que olha com desconfiança o facto de McCain ter 72 anos à data da eleição, facto que o tornaria o mais velho Presidente da história dos EUA no momento do sufrágio.

Aqui ficam os dados mais recentes:

DEMOCRATAS
— Hillary Clinton 34,2
— Barack Obama 24,8
— John Edwards 12,4
— Al Gore 8,2

Sem Al Gore:
— Hillary Clinton 35
— Barack Obama 29
— John Edwards 17


REPUBLICANOS
— Rudy Giuliani 36,6
— John McCain 20,2
— Newt Gingrich 10,8
— Mitt Romney 7,2


DUELOS PROVÁVEIS
— Giuliani 48-Hillary 43
— McCain 46-Hillary 44
— Giuliani 45-Obama 42
— Obama 44-McCain 42
— Giuliani 46-Edwards 43
— Edwards 44-McCain 44
— Hillary 50-Romney 37
— Obama 51-Romney 32
— Edwards 51-Romney 32

Em breve, a Grande Loja publicará retratos personalizados de Hillary Clinton e John McCain, depois de já ter disponibilizado as biografias de Barack Obama, John Edwards e Mitt Romney.

Publicado por André 18:27:00  

1 Comment:

  1. Cosmo said...
    O Senhor da fotografia não é o Ricardo Araujo Pereira do Gato Fedorento?

Post a Comment