Observatório 2008 - Obama mais perto de Hillary

Carisma e consistência: Barack Obama é o candidato do momento e há cada vez mais norte-americanos que acreditam que a mudança em Washington pode mesmo passar pelo único senador negro do Capitólio



Barack Obama está cada vez mais próximo de Hillary Clinton. A corrida democrata nunca esteve tão quente e a ideia de que a senadora por Nova Iorque seria imbatível já caiu por terra.

Obama, que é o único senador negro do Capitólio, e também o mais novo (tem 45 anos), está a capitalizar a sua oposição à guerra no Iraque (ao contrário de Hillary, que votou a favor, embora tenha criticado muito o Presidente nos últimos dois anos).

O factor Obama não pára de crescer: a diferença já foi de 25 pontos e, agora, parece ser menor do que dez por cento. John Edwards não consegue descolar dos 10/14 pontos e só falta saber se Al Gore vai mesmo avançar para que tudo fique claro no campo democrata.

Com ou sem o vencedor dos Óscares, a corrida democrata está focada, pelo menos para os próximos meses, no duelo Hillary/Obama.

E com novos dados muito interessantes para se perceber qual dos dois terá mais hipóteses de bater o nomeado republicano. Para os mais reticentes à viabilidade de Barack Obama ser aceite pelo grosso do eleitorado norte-americano, é curioso verificar que à pergunta sobre qual seria o pressuposto que faria NUNCA votar determinado candidato, as respostas são estas:

— ser mulher (Hillary Clinton) 46%
— ser negro (Barack Obama) 33%
— ser mórmon (Mitt Romney) 67%
— ser casado pela terceira vez (Rudy Giuliani) 68%
-- ter mais de 70 anos (John McCain) 48%

O facto de ser negro implica a Obama a rejeição de apenas um terço do eleitorado, sendo que, a Hillary, o facto de ser mulher lhe retira, à partida, quase metade da fatia dos eleitores.

Aqui ficam os últimos números da corrida democrata:

— Hillary Clinton 34
— Barack Obama 26
— Al Gore 13
-- John Edwards 10
(TIME)

(Sem Al Gore)
-- Hillary 42
-- Obama 31
-- Edwards 17


No próximo texto, a Grande Loja fará o ponto da situação na corrida republicana, em que Rudy Giuliani se mantém com um grande avanço sobre John McCain.

Publicado por André 17:50:00  

0 Comments:

Post a Comment