uma OPA dOPAda

Já muita tinta escorreu sobre a OPA do momento, mas não o suficiente. Indo mudar muita coisa, na prática vai ficar tudo na mesma. Vai ficar tudo na mesma porque já se percebeu, a fiar nos dados disponíveis, que há muita coreografia e efeitos especiais, mas pouca substância. A Telefónica não vai a jogo, porque 'fica' com o Brasil, os 'outros', apesar das ameaças, também não, porque, no fundo, vão ficar todos servidos no imediato. Através de uma hábil e ousada engenharia financeira a Sonae prepara-se para comprar um monopólio, de grosso e de retalho, ponto. E, como condição, exige manter a Optimus e a TMN (uma pressão curiosa e que se afigura inaceitável que muitos preferem não comentar). Intrincheira-se em Portugal, com a benevolência explícita de 'Espanha', que até avança, via Santander, com o pilim. No imediato funcionará, os accionistas e o mercado ficarão felizes. A médio prazo será mais uma empresa de capitais estrangeiros onde o maior accionista individual poderá ser português. Pouco, muito pouco. Nestes tempos, qualquer grupo de telecomunicações que se preze diversifica a sua base instalada geograficamente. A PT fê-lo, a Telefónica fê-lo, a Vodafone fê-lo, para citar só alguns. E a PT só não o fez mais porque a inércia (i.e. as facilidades anormais de que goza em Portugal ) a levavam a estar quase quieta. A nova PT continuará monopolista mas reduzida ao rectângulo. Terá - certamente - uma face mais humana, mas continuará um monopoliozinho... à escala local. Na era da globalização é pouco, muito pouco.

Publicado por Manuel 17:27:00  

3 Comments:

  1. O-Naufrago said...
    Como reagirá o futuro dono da PT aos processos por monopólio e abuso de posição dominante interpostos no passado pelo dono da Sonae.com?
    Anónimo said...
    Pior que tudo era continuar como estava. O Estado para ter alguma utilidade deve reduzir-se ao mínimo, condição absolutamente necessária para ter alguma hipótese de pôr qualquer coisa a funcionar decentemente neste país.
    Por exemplo, a ADSL que estou a utilizar. monopolista, cobra-me (caro)um serviço de 2 Mbytes e, neste mommento, fornece-me 200 Kbytes. Acredito que com uma pequena intervenção da autoridade da concorrência e com a dinâmica do Eng. Belmiro, isto vá para preços da UE, com um fornecimento a respeitar os contratos.
    miguelmartinezdevesa said...
    MIGUEL MARTINEZ DEVESA
    MILAGRO 11-VALENCIA-46003-ESPAÑA
    CON RESPECTO A LA "OPA DE PT" DEL
    SR. BELMIRO DE AZEVEDO. LO QUE MAS ME PREOCUPA SON LOS TRABAJADORES POR SENTIR "PENA, DOLOR Y TRISTEZA"
    POR ELLOS,POR SI LES OCURRE COMO A
    MI PERSONA. ME EXPLICARE:
    YO SOY PRODUCTO DE LA "OPA DE TAFISA" TRABAJE EN "INDUSTRIAS QUIMICAS DEL CARBONO"-VALENCIA-
    ESPAÑA. COMO "ENCARGADO DE MANTENIMIENTO" DURANTE MAS DE 30 AÑOS Y FUI "DESPEDIDO" CUANDO EL SR.BELMIRO "YA" HABIA DADO LA ORDEN
    DE"VENTA" DE LA FABRICA.
    EL SR BELMIRO DE AZEVEDO "COBRO"
    120.000 EUROS POR MI "DESPIDO" DE
    LA EMPRESA "COMPRADORA" "ORGULLOSO DE SU JUGADA" PARA CONMIGO.
    LO MAS GORDO VIENE AHORA : PARA QUE YO "FIRMARA" MI DESPIDO, MANDO UNA PERSONA DESDE "MADRID" A MI FABRICA Y LOS 2 SOLOS EN UN DESPACHO, AMISTOSAMENTE FUI "CHANTAGEADO,EXTORSIONADO,
    AMENAZADO Y ENGAÑADO CON TRAMPAS Y
    MENTIRAS PARA QUE FIRMARA MI"
    DESPIDO" Y RENUNCIA A 120.000 EUROS
    ESO "SI" ¿VOLUNTARIAMENTE? MIRANDO
    EL BIEN DE LA EMPRESA. CURIOSO.
    EL SR BELMIRO "SABE" QUE "NO" PUEDO ACUDIR A LA "JUSTICIA" ESPAÑOLA PORQUE SEGUN ME DICEN MI
    "RENUNCIA"FUE "VOLUNTARIA" A 120.000 EUROS Y "NO" TENGO DINERO PARA PAGAR LOS ABOGADOS EL "SI" TIENE LOS MEJORES.
    ME ACONSEJAN QUE ME DIRIJA AL SR BELMIRO Y QUE EL SOLUCIONE MI PROBLEMA. YO SE QUE ES IMPOSIBLE
    PORQUE ESTE SR TIENE UN "CORAZON DE
    HIELO" Y CON EL "DINERO" HEMOS TOPADO.PORQUE SEGUN PARECE "NO" LE IMPORTA COMO LE VIENE ESE "DINERO"
    NI EL "METODO" QUE SE UTILIZA PARA ELLO, POR ESO TENGO "PENA Y DOLOR POR LOS TRABAJADORES DE "PT"
    GRACIAS
    ATENTAMENTE
    MIGUEL MARTINEZ DEVESA

Post a Comment