Cartoons portugueses
segunda-feira, fevereiro 13, 2006
Este cartoon deu muito que falar, há mais de trinta anos. O seu autor, João Abel Manta, arquitecto, desenhou vários para o desaparecido O Jornal , bem como ilustrações para o JL. Os temas, invariavelmente, ligavam-se ao PREC e à luta política de raiz e inspiração comunista. Ficou célebre o cartoon, publicado no O Jornal, de 11.7.1975,no qual representava um painel de filósofos , sábios e figuras históricas, a olharem todos para o mesmo lado: um quadro negro com um desenho do rectângulo Portugal. Na esquina do desenho, à direita baixa, ao lado de uma improvável Rosa Luxemburgo, figura um Kissinger anão, com orelhas de burro…
Antes de 25 de Abril 74, João Abel Manta publicou o cartoon acima ilustrado, intitulado “Festival”, em formato de poster nas páginas centrais de um suplemento ( A Mosca) do jornal Diário de Lisboa, de 11.11.1972. O desenho não foi submetido ao Visto de “Exame Prévio” , que podava sistematicamente os textos que eram analisados e impedia o exercício de liberdade de expressão, só plena e teoricamente assumido depois de 25 de Abril 74.
Dois dias depois da publicação do poster, o jornal Época, afecto ao regime político de Caetano, denunciou o caso, num escrito do director Barradas de Oliveira, com o seguinte teor: ( continua aqui...)
Publicado por josé 00:41:00
Porém, Maria António Palla não é mãe dos irmãos Costa. É, apenas, de António Costa.
Muito interessante.
Já publiquei no meu blog, o texto que referi de Maria Antónia Palla.
Afinal é um texto de 1969, sobre um caso hediondo ocorrido nessa altura e relacionado com um crime de natureza sexual de que foi vítima um pequenito de oito anos.
O texto só foi publicado em Junho de 1974, pela revista Século Ilustrado, por causa da censura de 1969 que o cortou integralmente, proibindo a publicação.
Se entender por bem, pode ler aqui, no Porta da Loja.