Anjinhos de coro

Cinco jornalistas e um académico de Direito acabaram agora de charlar pacatamente no Expresso da Meia Noite na SIC, sobre a cacha do 24 Horas de hoje.
Conclusão comum, entre os jornalistas - Miguel Pinheiro da Sábado; Pedro Tadeu, do 24 Horas; Eduardo Dâmaso do DN; Ricardo Costa da SIC e Nicolau Santos do Expresso- : O PGR é uma nódoa que é preciso limpar para tudo ficar mais branco. Os jornalistas em causa são bons profissionais. Tão bons como os demais das restantes profissões. Esquecem por isso,uma dado básico: erram como os demais. Com uma grande diferença, porém. Os erros graves que cometem, nunca são punidos. Uma primeira página lava a outra e os dias passam com as notícias a correrem das agências para os textos que escrevem de um dia para o outro. O abaixamento das tiragens é um mero factor conjuntural que pode quando muito levar a mudanças de jornal. O facto de o 24 Horas ter sido o jornal que melhor se aguentou nesta guerra diária do quem dá mais, significa nada, neste contexto.
Pedro Tadeu, sobre a manchete de hoje do seu jornal, um exemplo de grande jornalismo, só com paralelo no National Inquirer ou no Sun, afirmou esta coisa espantosa:
os números de telefone que foram fornecidos pela Portugal Telecom a pedido dos investigadores e que não interessavam para a investigação, deveriam ter sido apagados...e assim nunca o seu jornal de referência de ética e qualidade profissional elevadíssima, os teria publicado! Incrível hipocrisia! Implacável lógica.
Não menciona o facto de esses números poderem nem estar no processo. Nem se dá conta por um momento que seja que a informação entregue pela PT, poderia ter sido encriptada e não visível a quem investiga e sem interesse a não ser a quem se proponha fazer o trabalho árduo de descodificação, como aliás já foi reconhecido. Não! Isso interessa-lhe tanto como lhe interessa dizer que estão! Estão, porque estão, mesmo que a PGR diga que não estejam. Estão! Para Pedro Tadeu, não há nuances nas notícias nem estados de alma quanto à ética jornalística. Se alguém disse que estão, é porque estão...e pronto!
E se não estiverem? Irá Pedro Tadeu tomar do próprio remédio que receita aos investigadores quanto à inadmissibilidade de procedimentos?! E portanto, demitir-se e pedir desculpa aos leitores?
É o que vamos ver.
Pedro Tadeu é o mesmo que na semana passada, publicou outra manchete sobre o mesmo assunto, referindo "telefonemas secretos de jornalistas expostos no Processo Casa Pia". Mesmos métodos; mesmos processos. Em Notas do Dia, escreveu a seguinte pérola:
"Todas as chamadas feitas pelo telefone que está aqui ao meu lado - e cujo número os investigadores do processo Casa Pia identificam no processo que conduziram- foram de e para Raquel Cruz. Nessa altura ela escrevia uma crónica diária no 24 Horas e o contacto profissional com a mulher do arguido Carlos Cruz era, por isso, frequente. Obviamente, pude verificar, os investigadores não poderiam, por este método, descobrir como é que o 24 Horas conseguiu obter a informação que permitiu, em 2003, fazer mais de 180 manchetes sobre o tema. Lamento, mas não nascemos ontem..."

Numa coisa tem razão: nem todos nascemos ontem...

Publicado por josé 00:20:00  

6 Comments:

  1. Ras al ghul (NS) said...
    Só tenho uma dúvida.
    Agora que parece estar esclarecida a questão da facturação detalhada (ou escutas, como tontamente ouvi o dia todo), que cabeças rolarão?
    A de Manuel Alegre que se apressou a por um fim ao PGR?
    O dos senhores Jornalistas, incluindo o tonto do Ricardo Costa que aparente um ódio visceral ao nosso PGR?
    O Tadeu, já se sabe, está de pedra e cal, mas não haverá consequências deste reboliço?
    A montanha afinal não pariu um rato?
    colombo said...
    Todas as notícias que nos últimos meses têm vindo a público, que depois descobrimos serem mentiras, inverdades ou meias verdades e que só têm aparentemente em comum o propósito de descredibilizar a Justiça, não terão por fim último a tomada de todos os poderes pelos porcos? Não estarão os porcos perto de triunfar? Os cães terão dono ou estarão a ser simplesmente manipulados e a cavar a própria sepultura? Por certo, os cães não serão todos iguais, mas estão certamente a morder os mesmos …
    cidadão profissional said...
    Caro José
    Ficou satisfeito com a patética explicação da PT?
    Note que a existência de filtros numa folha excel não tem em vista esconder informação, mas exactamente o contrário.Trata-se de um método simples de interrogação da base de dados.
    PontasSoltas said...
    Nem mais, cidadão profissional, os ditos filtros não passam de uma forma simples para estruturar o acesso "limpo de ruído" à informação.
    rb said...
    Deve ser da falta de formação em informática ... Esta Casa Pia já tresanda ... Admitindo, num difícil exercício de ingenuidade, que não tivessem sido expressamente pedidas à PT as facturas detalhadas em questão. Porque carga de água elas ainda se encontrarão no processo?...
    Mais Notas Soltas said...
    Vamos abrir uma subscrição pública para erigir um busto do Pedro Tadeu. Locais a considerar: ao lado da Capelinha das Aparições ou junto à estátua do Dr Sousa Martins...

Post a Comment