Anjinhos de coro

Cinco jornalistas e um académico de Direito acabaram agora de charlar pacatamente no Expresso da Meia Noite na SIC, sobre a cacha do 24 Horas de hoje.
Conclusão comum, entre os jornalistas - Miguel Pinheiro da Sábado; Pedro Tadeu, do 24 Horas; Eduardo Dâmaso do DN; Ricardo Costa da SIC e Nicolau Santos do Expresso- : O PGR é uma nódoa que é preciso limpar para tudo ficar mais branco. Os jornalistas em causa são bons profissionais. Tão bons como os demais das restantes profissões. Esquecem por isso,uma dado básico: erram como os demais. Com uma grande diferença, porém. Os erros graves que cometem, nunca são punidos. Uma primeira página lava a outra e os dias passam com as notícias a correrem das agências para os textos que escrevem de um dia para o outro. O abaixamento das tiragens é um mero factor conjuntural que pode quando muito levar a mudanças de jornal. O facto de o 24 Horas ter sido o jornal que melhor se aguentou nesta guerra diária do quem dá mais, significa nada, neste contexto.
Pedro Tadeu, sobre a manchete de hoje do seu jornal, um exemplo de grande jornalismo, só com paralelo no National Inquirer ou no Sun, afirmou esta coisa espantosa:
os números de telefone que foram fornecidos pela Portugal Telecom a pedido dos investigadores e que não interessavam para a investigação, deveriam ter sido apagados...e assim nunca o seu jornal de referência de ética e qualidade profissional elevadíssima, os teria publicado! Incrível hipocrisia! Implacável lógica.
Não menciona o facto de esses números poderem nem estar no processo. Nem se dá conta por um momento que seja que a informação entregue pela PT, poderia ter sido encriptada e não visível a quem investiga e sem interesse a não ser a quem se proponha fazer o trabalho árduo de descodificação, como aliás já foi reconhecido. Não! Isso interessa-lhe tanto como lhe interessa dizer que estão! Estão, porque estão, mesmo que a PGR diga que não estejam. Estão! Para Pedro Tadeu, não há nuances nas notícias nem estados de alma quanto à ética jornalística. Se alguém disse que estão, é porque estão...e pronto!
E se não estiverem? Irá Pedro Tadeu tomar do próprio remédio que receita aos investigadores quanto à inadmissibilidade de procedimentos?! E portanto, demitir-se e pedir desculpa aos leitores?
É o que vamos ver.
Pedro Tadeu é o mesmo que na semana passada, publicou outra manchete sobre o mesmo assunto, referindo "telefonemas secretos de jornalistas expostos no Processo Casa Pia". Mesmos métodos; mesmos processos. Em Notas do Dia, escreveu a seguinte pérola:
"Todas as chamadas feitas pelo telefone que está aqui ao meu lado - e cujo número os investigadores do processo Casa Pia identificam no processo que conduziram- foram de e para Raquel Cruz. Nessa altura ela escrevia uma crónica diária no 24 Horas e o contacto profissional com a mulher do arguido Carlos Cruz era, por isso, frequente. Obviamente, pude verificar, os investigadores não poderiam, por este método, descobrir como é que o 24 Horas conseguiu obter a informação que permitiu, em 2003, fazer mais de 180 manchetes sobre o tema. Lamento, mas não nascemos ontem..."

Numa coisa tem razão: nem todos nascemos ontem...

Publicado por josé 00:20:00  

0 Comments:

Post a Comment