"Sinais (literalmente) de fogo"

"(...) é claro que o ponto de vista dominante nos media é o da vitimização dos "jovens" sublevados (em França como aqui: A. Esteves Martins, na RTP1, comentava ontem que - cito a ideia - incendiar fábricas ou carros "ainda podia compreender-se", já que são símbolos de uma certa prosperidade). Do medo e dos imensos prejuizos impostos às populações afectadas não se fala por aí além. Também passa como muito natural que se vá conferenciar com o reitor da mesquita de Paris e este acabe por exigir do governo (mas não dos amotinados) "palavras de paz".

As pessoas e grupos que adoptam este culto da vítima e do multiculturalismo permissivo acabam por cair numa incoerência que é sintoma, afinal, de hipocrisia e critério dúplice: os mesmos que se comprazem em discutir "temas fracturantes" na sua sociedade "progressista" não se incomodam com a situação das mulheres em comunidades imigrantes; os mesmos que não deixam escapar sem crítica uma intervenção da Igreja, e que recusam reconhecer o papel do cristianismo no cimento da nossa cultura, encaram com naturalidade manifestações de violência apadrinhadas por um poder religioso reaccionário em extremo. No fundo, desprezam, mesmo que seja inconscientemente, as tais comunidades com outras culturas: o que pensam é que, para selvagens, está bem assim, e se isso servir de ajuda às suas posições políticas de vistas curtas, tanto melhor. É também para eles que Ahmadinejad fala: capitaliza apoio e simpatia para quando for apertado.

Os tumultos de Paris são muito mais perigosos do que outros fenómenos do mesmo género a que tenhamos assistido anteriormente. Estes "jovens", mesmo actuando de forma inorgânica, não estão sós: eles vão ser enquadrados por porta vozes religiosos com o poder de amplificar enormemente o conflito e de obter das autoridades concessões políticas. Aos protestos recentes na Dinamarca somam-se avisos na Alemanha, e ontem, numa festa muçulmana em Melbourne, foi distribuído um panfleto incitando os muçulmanos a rebelarem-se contra os governos ocidentais.

Os apelos de dirigentes religiosos muçulmanos no mundo ocidental não têm uma lógica muito diferente dos que recentemente ouvimos na boca do presidente iraniano. Não são combinados mas apontam essencialmente ao mesmo alvo e têm o poder de se reforçar mutuamente. À gritaria inicial, mais mediática, contra o Grande Satã e Israel, segue-se o grito de guerra à Europa - uma Europa que aparenta ter desistido de si e aparece aos inimigos como um flanco escancarado. Esperemos que, quando estivermos distraídos a discutir o próximo tema fracturante, não descubramos de repente que já não nos é permitido discutir nada."

Falta de tempo

Publicado por Nino 07:53:00  

1 Comment:

  1. João Dias de Carvalho said...
    Se é, aparentemente, claro o fim deste modelo social, chamado de Socialista – de inspiração Republicana Francesa, então é o momento de os cidadãos serem responsáveis pelo seu futuro e da sua comunidade. A cultura do primado da responsabilidade individual em substituição da absurda politica do Pai Estado é uma exigência para a construção do futuro.

Post a Comment