O literato

José Saramago, um escritor vagamente talentoso e uma criatura verdadeiramente insuportável, deu uma entrevista esclarecedora ao Diário de Notícias. A sua imensa vaidade - "até agora nunca escrevi nenhum livro mau" - e o seu incontornável estalinismo intelectual, sobejam no homem de oitenta e cinco anos que continua a raciocinar como o director comunista - sem ofensa aos comunistas - do DN nos idos de 75. Depois do Nobel, e mesmo antes, esta criatura tem merecido foros de "símbolo nacional". Não o bajular ou ousar criticá-lo é punível com uma espécie de opróbrio cívico. Do PR à mais remota entidade, não existe uma alma que não se babe e extasie perante tamanho vulto. Seremos saloios e saloios havemos de morrer, enquanto Saramago se torce de gozo na sua ilha, tão seca e inóspita como ele. Volta não volta, ameaça não comparecer a "actos oficiais". O pretexto desta vez é Cavaco Silva, brindado na entrevista como alguém que "não tem ideia nenhuma do que é a literatura ou a arte" ou como "génio da banalidade", a quem Saramago não tenciona conceder o "privilégio" da sua presença.Tornaram-no oficial e oficioso. Agora aturem-no. Só espero que Cavaco, uma vez presidente, não caia na vulgaridade de, apesar destes dislates, se mostrar, como os outros, atento, venerando e obrigado perante o literato.

Publicado por João Gonçalves 09:02:00  

3 Comments:

  1. Alex said...
    A arte vive-se... a música ouve-se, a pintura vê-se, os livros lêm-se...
    As sensacoes sentem-se, os temas discutem-se, ...
    É a passagem de algo íntimo entre o artista e o seu público.

    Mas a arte nao se julga, simplesmente porque nao existem padroes para julgar as ideias.

    Esta é a opiniao de uma modesta cadela que esteve no espaco, convencida de que criticar arte, estabelecer pontos de vista peremptórios, nada mais é do que bater pívias no cérebro.

    Bem hajam.

    Laika comes home.
    Cavalo Marinho said...
    Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
    xatoo said...
    Kzar:
    és sempre assim? ou às vezes tambem estás sóbrio?

    Alex: a sua opinião é sem dúvida a mais acertada - aliás a ideia do "postador" é obter reflexos condicionados dos caezinhos de Pavlov para a sua própria volúpia , como individuo destrambelhado que deve ser,,,

Post a Comment